Topo

Rafinha e F. Luís contagiam vestiário e miram glória em casa pelo Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/08/2019 12h00

Contratados para colocarem um ponto final nas interrogações das laterais do Flamengo, Rafinha e Filipe Luís agregaram mais do que a qualidade técnica ao dia a dia do Rubro-negro, que encara hoje (21) o Internacional, às 21h30, no Maracanã, pelo jogo de ida da Libertadores.

Após passagens vitoriosas no futebol europeu, a dupla voltou para casa em busca da glória de vencer pelo clube e levantar seus primeiros títulos de peso atuando no futebol brasileiro. Em pouco tempo de casa e com mais de 500 jogos cada no futebol do Velho Continente, os dois já assumiram papel de liderança e se juntaram ao grupo de capitães do elenco, que antes era formado por Diego, Diego Alves e Éverton Ribeiro.

Mais descontraído, o ex-jogador do Bayern de Munique é muito próximo dos mais jovens do grupo. Com uma tatuagem em alusão à Tríplice Coroa [títulos do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha e da Liga dos Campeões, em 2013], o paranaense é um dos mais "obcecados" pelo torneio sul-americano. Ídolo do gigante alemão, Rafinha, dono de 17 títulos internacionais, sabe que ainda falta a realização de brilhar em seu país.

"Quando não ganha, aqui e em todos os clubes do mundo, existe essa cobrança. Eu já sabia o que existia aqui, como era a cobrança aqui, vim sabendo que ia ser grande, mas o apoio é maior ainda. Sabia o que iria enfrentar aqui. A cobrança vem, mas o apoio vem maior ainda", analisou o camisa 13.

No papel de um dos mais experientes, o atleta sabe como manter o astral elevado nos vestiários. Fã de samba, ele deixou diversos instrumentos guardados no Ninho do Urubu. Após os treinos, é ele quem pega o banjo e lidera a cantoria entre os rubro-negros.

Filipe Luís chegou depois, mas desperta igual admiração e respeito por parte dos companheiros. Campeão da última Copa América pela seleção brasileira, ganhou também o torcedor ao achar, no fundo do baú, uma foto sua vestindo vermelho e preto quando ainda era criança. Com cerca de 15 anos de futebol europeu no currículo, trouxe para o cotidiano do Ninho o gosto pela parte tática, pela preparação física e outros conhecimentos que cercam um time de futebol.

Filipe Luís com a camisa do Flamengo na infância - Reprodução  - Reprodução
Filipe Luís com a camisa do Flamengo na infância
Imagem: Reprodução

Apesar do posto de idolatria adquirido na Europa, ele também voltou para o Brasil em busca da glória em casa. Ao assinar com o Fla, mirou um desfecho vitorioso nos campos antes de começar a estudar para virar treinador, um de seus objetivos a partir do fim da carreira.

"Na Europa, quase sempre o estádio está lotado, mas a torcida do Flamengo é diferente, vi isso no Maracanã. Não é só uma parte do estádio que canta e pula. Aqui é diferente, mexe com o jogador. Aonde você vai, vê milhares de pessoas com a camisa do clube. É um motivo de orgulho ser jogador do Flamengo", disse ele.

Filipe Luís - Alexandre Vidal/Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Filipe Luís é uma das armas do Flamengo na briga pelo título continental
Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Super-campeões em ligas de primeiro nível, a dupla espera entrar para a história. Mas agora jogando em casa e com a camisa rubro-negra.

Baixa de peso no Fla

O Flamengo vai encarar o Internacional sem Gabigol, artilheiro do time na temporada. De acordo com o informação do clube, o atacante acusou dores musculares na coxa esquerda, não se recuperou a tempo e fará trabalhos individualizados no Ninho do Urubu. Lincoln, outro atacante com mais características de área, também não deve estar presente, já que ainda sente dores na coxa.

FLAMENGO X INTERNACIONAL

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 21 de agosto de 2019, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Ríos (CHI)
Árbitro de vídeo: Julio Bascuñán (CHI)

FLAMENGO
Diego Alves; Rafinha, Thuler (Rodrigo Caio), Pablo Marí e Filipe Luís. Cuéllar, Arão, Éverton Ribeiro, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique.
Técnico: Jorge Jesus

INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Nonato (Bruno Silva), Patrick, D'Alessandro e Rafael Sobis (Nico López); Paolo Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann