Topo

Palmeiras

Com "blitz" de Felipão, Palmeiras é mais letal no início de cada tempo

Dudu comemora gol contra o Grêmio no Brasileirão: bola na rede aos 14 minutos - Pedro H. Tesch/AGIF
Dudu comemora gol contra o Grêmio no Brasileirão: bola na rede aos 14 minutos Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Bruno Grossi e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

23/08/2019 12h00

De olho na partida de volta contra o Grêmio pelas quartas de final da Libertadores, na próxima terça-feira (27), no Pacaembu, o Palmeiras pode apostar em uma estratégia que já se tornou marca registrada de Luiz Felipe Scolari em sua atual passagem pelo clube. Nesta temporada, a maioria dos gols do Verdão acontece na "blitz" inicial que o time costuma fazer no começo de cada tempo.

Dos 68 gols marcados pelo Palmeiras neste ano, 29 aconteceram nos 15 minutos iniciais do primeiro ou do segundo tempo - o que dá 42,6% do total. É a fatia do jogo em que o time de Felipão costuma ser mais intenso e perigoso (veja os números completos abaixo).

Destes gols nos primeiros minutos, 15 saíram no primeiro tempo. Pressionar o rival e marcar um gol cedo tem sido a principal arma do Palmeiras, já que possibilita que o time se concentre na marcação e mate o jogo em contra-ataques, sua principal característica. Outros 14 gols aconteceram no começo do segundo tempo, quando a equipe também costuma entrar em alto ritmo.

Essa pressão inicial pode ser o principal trunfo do Palmeiras contra o Grêmio, já que o time manifestou que não quer repetir os erros vividos na eliminação para o Internacional da Copa do Brasil. Na ocasião, o alviverde tentou administrar a vantagem de 1 a 0 conquistada no jogo de ida desde o começo e acabou sufocado pelo Colorado no Beira-Rio. Os gaúchos devolveram o placar e depois venceram nos pênaltis.

Desta vez, o Palmeiras jogará em casa, em um Pacaembu que estará lotado - todos os ingressos já estão esgotados para a partida. O desafio maior será não se acomodar com a vantagem de 1 a 0 conquistada no jogo de ida e tentar impor seu jogo diante da torcida alviverde.

"É uma vantagem grande até começar o jogo, porque a gente tem que tomar bastante cuidado", projetou Gustavo Scarpa. "O Grêmio é uma equipe extremamente qualificada. Não pode ser hipócrita de dizer que não foi um grande resultado, porque foi, mas tem que entrar com determinação e concentração maiores que no jogo passado".

Confira quando saíram os 68 gols do Palmeiras em 2019

Primeiro tempo
Primeiros 15 minutos: 15 gols
Dos 15 aos 30 minutos: 10 gols
Dos 30 em diante: 6 gols

Segundo tempo
Primeiros 15 minutos: 14 gols
Dos 15 aos 30 minutos: 11 gols
Dos 30 em diante: 12 gols

Palmeiras