Topo

Fluminense

Com folga na rodada, Oswaldo terá quatro treinos antes de 1ª decisão no Flu

Oswaldo terá tempo para ajustar o Flu antes de "decisão" contra o Corinthians - LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC
Oswaldo terá tempo para ajustar o Flu antes de "decisão" contra o Corinthians Imagem: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/08/2019 04h00

O Fluminense terá uma "folga" incomum no fim de semana da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o espaço no calendário, causado pelo adiamento da partida contra o Palmeiras para 10 de setembro, veio a calhar. Recém-contratado, o técnico Oswaldo de Oliveira terá quatro treinos com o elenco antes de sua primeira decisão pelo Tricolor, o jogo de volta contra o Corinthians, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, na quinta-feira, às 21h30, no Maracanã.

Em treinos com o elenco de domingo até quarta-feira, Oswaldo terá a chance de colocar um pouco de suas ideias para a equipe em prática. No empate sem gols na Arena Corinthians, já foi possível ver um "dedo" seu na equipe: movimentação constante no ataque para além da troca de passes e uma zaga melhor posicionada e protegida.

O resultado deu esperança para equipe e torcida, que veem certa vantagem na disputa por uma vaga na semifinal da competição continental, tratada como prioridade nas Laranjeiras. Após o empate, o auxiliar Marcão, que comandou a equipe à beira do campo em São Paulo, falou sobre a presença do novo treinador na preparação para a partida.

"Ele esteve presente com todos nós no hotel, no intervalo, na preleção. Nos ajudou bastante nesse período, contribuiu demais com sua experiência. E o mais importante é que nossos jogadores assimilaram o mais rápido possível tudo o que foi passado por ele", declarou.

O tempo será bom também para recuperar peças importantes da equipe, como o zagueiro e capitão Digão, que sofre com dores musculares e foi desfalque no jogo de ida. Como o reserva Frazan ter correspondido à altura, Oswaldo terá opções para montar a zaga, motivo de dor de cabeça para o ex-técnico Fernando Diniz.

Com o período que servirá para testes e ajustes, outras mexidas na equipe podem acontecer. Em São Paulo, Nenê foi utilizado como titular na vaga de João Pedro, e entrando na segunda etapa, Wellington Nem foi um pouco melhor que o titular Marcos Paulo. Por não ser adepto de improvisações, o Flu também pode ter novidade na lateral esquerda, onde Mascarenhas, recuperado de seguidas lesões, está à disposição.

O Fluminense joga por uma vitória simples no Maracanã para se classificar para as semifinais da Copa Sul-Americana pelo segundo ano consecutivo - em 2018, foi eliminado nesta fase pelo campeão Athletico.

Fluminense