Topo

Santos

Santos se divide sobre estilo de Sampaoli após tropeços e perda de 1º lugar

Do UOL, em São Paulo

26/08/2019 04h00

O terceiro tropeço consecutivo do Santos custou caro. Após abrir 3 a 0 contra o Fortaleza e ceder o empate na tarde de ontem (25), o time da Vila Belmiro foi ultrapassado pelo Flamengo na liderança do Campeonato Brasileiro. A sequência negativa da equipe e a consequente perda da ponta da tabela colocou em xeque algo que até então não vinha sendo questionado: o estilo ofensivo do técnico Jorge Sampaoli.

Com o argentino, o Santos joga para frente. A postura agressiva é característica dos times comandados pelo treinador. Isso, que tantas vezes foi motivo de elogio a Sampaoli, agora é visto também como uma "fragilidade" da equipe.

Depois do empate contra o Fortaleza no último domingo, o lateral-direito Victor Ferraz disse que o time "pagou pelo estilo de jogo ofensivo". Na avaliação do jogador, o Santos poderia ter "se posicionado um pouco mais" quando tinha a vantagem no placar.

"A gente tinha a chance de fazer mais, as oportunidades apareceram, mas deixamos o time adversário crescer. A gente paga pelo estilo ofensivo. Temos que atacar o tempo inteiro, o treinador fala, a gente poderia ter se posicionado um pouco mais. O que não pode acontecer é abaixar a cabeça e deixar isso abalar", disse o lateral na saída de campo.

Na semana passada, o discurso foi parecido após a derrota para o Cruzeiro. Na ocasião, o zagueiro Lucas Veríssimo avaliou que o time poderia ter mudado a postura depois de ter um jogador expulso logo no início da partida. "Talvez, poderíamos ter ficado um pouco mais recuados, saindo no contra-ataque", declarou o santista.

Durante a entrevista coletiva de ontem, Sampaoli foi questionado sobre o assunto. O treinador, no entanto, não vê o sistema de jogo como "culpado" para os recentes resultados negativos.

"Quando pressionamos, estávamos focados em gerar superioridade. Depois baixamos a pressão inicial. O rival teve um pênalti muito estranho e antes poderíamos ter feito o gol. O pênalti nos baixou a emoção. Fizeram o gol. No final, levamos o empate. Foi bastante injusto. Fomos superiores", acrescentou.

Com o tropeço, o Santos chegou a três jogos consecutivos sem vitória no Brasileirão. A equipe soma os mesmos 33 pontos do Flamengo, mas leva desvantagem no critério de desempate. O Palmeiras também pode igualar a pontuação na sequência da 16ª rodada. O São Paulo, que também vinha brigando pela primeira posição, perdeu para o Vasco no último domingo.

O próximo compromisso do Santos na competição será contra a Chapecoense, no sábado (31), na Arena Condá.

Santos