Topo

Libertadores - 2019

Fla encara "inferno" no RS para segurar vantagem e ir à 1ª semi pós-Zico

Ofensividade do Flamengo é arma de Jorge Jesus para duelo com Internacional no Beira-Rio - Alexandre Vidal/Flamengo
Ofensividade do Flamengo é arma de Jorge Jesus para duelo com Internacional no Beira-Rio Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/08/2019 04h02

Após vencer por 2 a 0 no Maracanã, o Flamengo encara o Internacional nesta quarta-feira, em um Beira-Rio inóspito. O clima entre os clubes não é nada bom e os donos da casa deixaram claro que a palavra rival será levada ao pé da letra até que o árbitro assopre o apito final. O Rubro-negro abriu boa vantagem no Rio de Janeiro e poderá até perder por um gol de diferença que quebrará um longo jejum. A última vez que o clube carioca jogou uma semifinal de Libertadores foi em 1984, um ano antes de Zico voltar ao clube.

O clima é literalmente de guerra entre os clubes. Se em campo a partida foi repleta de jogadas duras, fora dele as diretorias também travam uma batalha sem qualquer cordialidade. Prova disso é o jantar de véspera, tradicional entre as equipes, foi completamente ignorado pelo Flamengo, que enviou alguns assessores e o ex-zagueiro Juan - faz estágio no Rubro-negro e também já defendeu o Internacional.

Apesar do discurso de pés no chão, o Flamengo sabe que a vantagem obtida no Maracanã é considerável. Com jogadores de características ofensivas e com um treinador que não se satisfaz com simplesmente segurar o resultado, o Rubro-negro dificilmente ficará retraído à espera do adversário. Caso marquem um gol, os cariocas obrigariam os gaúchos a ter que fazer quatro gols.

E a classificação representaria muito para o Flamengo. É que já faz 34 anos que o clube não se classifica para a semifinal da Libertadores. A última vez foi em 1984, quando Zico acabara de trocar o Rubro-Negro pela Udinese - ele retornaria à Gávea no ano seguinte. Na oportunidade, o Grêmio levou a melhor, mas acabou perdendo a final para o Independiente-ARG.

Desde então, o Flamengo jamais passou das quartas de final. Foram dez participações desde então e o clube acumulou algumas decepções até a atual edição. Em 2019, no entanto, o Rubro-negro tem tido grandes atuações no Maracanã e sabendo jogar como visitante.

"As coisas que podem acontecer a partir de quarta-feira passam por fazer um grande trabalho no jogo. Não podemos pensar além, por mais que haja pressão. Vai ser uma partida muito difícil, precisamos ter toda a atenção", disse o recém-chegado Pablo Marí em coletiva de imprensa após o último treinamento do Flamengo.

"Vamos na casa deles, diante da torcida, que vai ser importante para eles. Mas estamos tranquilos, sabemos o que vamos enfrentar, estamos muito concentrados. Será importante esquecer o que está fora do jogo e concentrar na ideia que o Mister quer transmitir", completou o zagueiro.

Para a decisão, o Flamengo tem uma grande dúvida. Insatisfeito e com desejo de se transferir para o exterior, Cuellar é dúvida. O colombiano, inclusive, se juntou aos companheiros atrasado, já que havia sido afastado pela diretoria. Em Porto Alegre, é grande a possibilidade de o volante ser titular. Ainda mais que Willian Arão cumpre suspensão automática e é desfalque.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X FLAMENGO

Data e hora: 28/08/2019 (quarta-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Patrício Loustou (ARG)
Auxiliares: Juan Pablo Belatti (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
Árbitro de vídeo: Fernando Rapallini (ARG)

INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Edenílson, Patrick, D'Alessandro e Rafael Sobis; Paolo Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann

FLAMENGO:
Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Cuéllar (Piris da Motta), Gerson, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado anteriormente, Zico não estava no Flamengo em 1984. O erro foi corrigido.