Topo

Libertadores - 2019

Fla arranca empate com Inter no Beira-Rio e volta à semifinal após 35 anos

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/08/2019 23h30

O gol de Rodrigo Lindoso [com direito à revisão do VAR], aos 16 minutos da etapa final, deixou o Internacional a um tento de levar a disputa contra o Flamengo para os pênaltis. Aos 39, no entanto, Bruno Henrique serviu Gabigol, que decretou o 1 a 1, enterrou as esperanças rivais e deu início ao carnaval rubro-negro no Beira-Rio. Com o resultado, os cariocas avançaram à semifinal da Copa Libertadores, feito que o clube não atingia desde 1984, primeiro ano após a venda de Zico para a Udinese, da Itália. O Rubro-negro encara o Grêmio por um lugar na finalíssima.

Após o 2 a 0 conquistado no Maracanã, os flamenguistas foram para o abafa no início e desperdiçaram chances em série, especialmente com Gabigol. Atônito, o Inter só igualou as coisas na etapa final, quando Odair Hellmann mandou o time para a frente. E foi aproveitando esse desespero que nasceu o contra-ataque iniciado por Bruno Henrique para definir a partida.

Após a decisão, as equipes voltam suas atenções para a disputa do Brasileiro. O Colorado encara no sábado o Botafogo, 21h, em seu estádio. No domingo, o Fla recebe a visita do Palmeiras, às 16h, no Maracanã.

Quem foi bem: Marí soberano na zaga

Flamengo defesa - Pedro H. Tesch/AGIF - Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

À medida que vai se entrosando com os companheiros, o Pablo Marí melhora seu desempenho. No Beira-Rio, o espanhol esteve bem no combate direto e também nas bolas aéreas. Com bom passe, ajudou o time a construir o jogo desde lá de trás. Seu companheiro em Porto Alegre, Rodrigo Caio também foi bem e levou vantagem no confronto com Guerrero.

Quem foi mal: Sobis perde a cabeça, reclama e não cria

Rafael Sobis perdeu a cabeça em vários momentos do jogo. Brigou com o juiz, com adversários, reclamou de companheiros. Mas com a bola nos pés, o atacante pouco conseguiu contribuir com o time. Muito pilhado, pareceu não estar com os nervos no lugar durante a partida.

Salvador! Ex-Fla, Lomba brilha no Inter

Cria do Flamengo, o goleiro Marcelo Lomba teve papel de destaque no Beira-Rio. Ante a artilharia pesada do rival, fez defesas difíceis e evitou que o Flamengo deixasse as coisas ainda mais difíceis para o lado vermelho. No início do jogo, cresceu para cima de Gabigol e fez uma defesa que parecia improvável. Ele ainda apareceu em chutes venenosos de Arrascaeta, Filipe Luís e Bruno Henrique.

Gabigol se redime

Gabigol comemora - Alexandre Vidal / Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Autor de 25 gols na temporada, o atacante Gabigol não justificava o apelido que lhe acompanha. Em um dos primeiros lances, Cuéllar achou o artilheiro no meio dos zagueiros. Cara a cara com Lomba, que conseguiu resvalar na bola, o atacante desperdiçou. Também na primeira etapa, desperdiçou outra chance ao tocar rente à trave colorada. Além de não ter marcado, desperdiçou bolas simples e tomou algumas decisões erradas. Mas o artilheiro apareceu. Aos 39 minutos da etapa final, Bruno Henrique puxou um contra-ataque, serviu o camisa 9, que empurrou para o gol vazio e selou o empate.

Colorado tenta novidade, mas volta atrás

Internacional - REUTERS/Diego Vara - REUTERS/Diego Vara
Imagem: REUTERS/Diego Vara

O Internacional tentou mudar a forma de jogar para surpreender o Flamengo. Odair Hellmann começou o jogo com D'Alessandro centralizado, Patrick aberto pela esquerda e Sobis pela direita, segurando Edenilson e Rodrigo Lindoso para povoar o centro de campo e proteger a linha de defesa. Mas o trio de criação pouco produziu. Não deu certo e, com 15 minutos, o treinador abriu mão da novidade, colocou D'Ale pela direita, puxou Sobis para esquerda e refez o tripé central, dando mais liberdade a Edenilson. Mas ainda assim o time gaúcho foi controlado, só concluiu com algum perigo depois dos 30 minutos do primeiro tempo e por pouco não foi vazado. No segundo tempo, o Colorado tratou de empilhar jogadores de frente e passou a pressionar com as entradas de Nico López e Wellington Silva.

Fla se solta no início e recua

Flamengo Arrascaeta - Alexandre Vidal / Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Quem achou que o Flamengo ia "sentar" na vantagem após a vitória por 2 a 0 se surpreendeu com a postura dos rubro-negros, que começaram sufocando o adversário desde o primeiro minuto. Na primeira jogada da partida, Arrascaeta experimentou Marcelo Lomba, que teve de se desdobrar para manter as chances de uma vaga acesas. Com um time muito ofensivo, o Fla trocou a bola sempre em busca do gol. Não fosse Gabigol, que desperdiçou ainda no primeiro tempo as duas oportunidades mais claras, o time teria resolvido a parada logo no começo. Na etapa final, a equipe esperou um pouco demais o Inter e chamou o rival para o seu campo. Sem saída, a equipe se valeu de um contra-ataque que terminou em gol de Gabigol.

Fla pede VAR

Logo aos 4 minutos de jogo, Arrascaeta chutou uma bola, que bateu na mão de Cuesta. Os jogadores do Fla pediram pênalti, mas o árbitro de vídeo recomendou que o jogo seguisse. O juiz foi com a decisão da cabine e mandou o jogo seguir.

Clima quente

Inter Flamengo confusão - Diego Vara/Reuters - Diego Vara/Reuters
Imagem: Diego Vara/Reuters

Em uma disputa de bola, Cuéllar e Sobis exageraram um pouco na dose de força e o clima ficou mais quente no campo. Uma confusão se formou entre rubro-negros e colorados, mas o juiz tratou de dar um amarelo para a dupla antes que a temperatura subisse demais.

Cronologia

Rodrigo Lindoso - Pedro H. Tesch/AGIF - Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Com gol de cabeça de Rodrigo Lindoso, o Inter abriu o placar aos 16 minutos do segundo tempo. Aos 39, Gabigol deixou tudo igual.

Confusão do lado de fora

Torcedores sem entradas para o jogo tentaram invadir o portão 7 do Beira-Rio com o jogo já em andamento. Após forçarem para entrar, eles foram impedidos pela Brigada Militar, que precisou agir com bombas de efeito moral. A confusão do lado de fora durou alguns minutos, mas logo se encerrou pela ação dos policiais. Não houve registro de detidos.

E do lado de dentro
Confusão no Beira-Rio - Marinho Saldanha/UOL - Marinho Saldanha/UOL
Confusão no Beira-Rio: seguranças tiveram de agir
Imagem: Marinho Saldanha/UOL

O Beira-Rio teve seu maior público após a reforma para Copa do Mundo de 2014. O jogo, no entanto, teve tentativa de invasão e arremesso de objetos. O problema aconteceu no gol do Flamengo, no segundo tempo. Os jogadores comemoraram atrás do gol defendido por Marcelo Lomba, e os torcedores entenderam como um ato de provocação e passaram a pressionar para pular a mureta e entrar no gramado. Um torcedor até conseguiu, mas foi recolocado no espaço reservado, mas outros passaram a forçar entrada. Com muita dificuldade, os seguranças conseguiram evitar o pior, mas houve arremesso de cadeiras para dentro do campo.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X FLAMENGO

Data e hora: 28/08/2019 (quarta-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Patrício Loustou (ARG)
Auxiliares: Juan Pablo Belatti (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
Árbitro de vídeo: Fernando Rapallini (ARG)
Gols: Lindoso, aos 16 minutos do segundo tempo; Gabigol, aos 39 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Cuéllar , Diego Alves, Filipe Luís (FLA), Sobis. D'Alessandro, Cuesta, Lindoso (INT)
Cartões vermelhos:

INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta (Sarrafiore) e Uendel (Wellington Silva); Rodrigo Lindoso, Edenílson, Patrick, D'Alessandro e Rafael Sobis (Nico López); Paolo Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann

FLAMENGO:
Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís (Renê); Cuéllar (Piris da Motta), Gerson, Éverton Ribeiro (Berrío) e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus