Topo

Rodriguinho prioriza Corinthians caso deixe o Cruzeiro, mas divide opiniões

Rodriguinho recebeu sondagens de clube brasileiro e, inclusive, de rivais do Timão - Thomás Santos/AGIF
Rodriguinho recebeu sondagens de clube brasileiro e, inclusive, de rivais do Timão Imagem: Thomás Santos/AGIF

Samir Carvalho e Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo e Belo Horizonte

28/08/2019 12h00

O meia Rodriguinho está em baixa no Cruzeiro e, embora adote um discurso de reação, não descarta deixar o clube mineiro. Segundo apurou o UOL Esporte, o jogador recebeu sondagens de clubes brasileiros e, inclusive, de times paulistas, mas prioriza um retorno ao Corinthians, onde conquistou dois títulos brasileiros e dois paulistas.

No entanto, o meia de 31 anos divide opiniões entre paulistas e mineiros. Tanto a contratação de Rodriguinho pelo time de Parque São Jorge, como a sua permanência na Toca da Raposa, não são unanimidades.

No Corinthians, o retorno de Rodriguinho é contestado por dois motivos: valor financeiro e dúvidas sobre o comprometimento do atleta fora de campo. Em contrapartida, há quem acredite que ele é o jogador que falta para o time engrenar de vez sob o comando de Fábio Carille. Desde a sua saída para o futebol árabe, aliás, ninguém se firmou em sua posição no Alvinegro.

Rodriguinho recebe cerca de R$ 700 mil mensais no Cruzeiro e teria que reduzir os seus vencimentos caso queira mesmo voltar ao Corinthians. Hoje, o teto salarial do clube paulista está abaixo disso, e só Cássio, Fagner e Gil recebem o teto. O zagueiro, aliás, embolsa um pouco mais por conta de luvas que recebeu em seu retorno do futebol chinês recentemente.

Outra dificuldade é que profissionais do clube paulista não estão certos sobre as ambições do agora meia do Cruzeiro. Há até quem utilize o exemplo de Jadson, que teve brusca queda de rendimento nesta temporada, para avaliar o retorno de Rodriguinho. Mas vale ressaltar que o camisa 10 já está com 36 anos e enfrenta problemas de saúde em sua família - o seu pai está doente.

Rodriguinho rejeita rivais do Corinthians

Rodriguinho divide opiniões nos bastidores da Toca da Raposa II. Há quem pense que o atleta não rendeu conforme esperado desde a sua chegada. Outros membros do departamento de futebol, contudo, defendem que ele foi atrapalhado pela lesão e pela queda de rendimento do time que era comandado por Mano Menezes. A diretoria do Cruzeiro é cautelosa com o assunto e pretende dar mais tempo para o jogador render pela equipe, agora sob a batuta de Rogério Ceni.

O estafe de Rodriguinho evita falar sobre um eventual negócio e adota discurso comedido sobre a situação do atleta. O agente Luis Paulo Santarelli diz ainda que o desejo de seu cliente é se recuperar do problema clínico com o qual convive há pelo menos três meses.

"Por agora, não houve procura do Corinthians. Bom, espera, houve procura do Corinthians só lá atrás, não é algo que tenha acontecido hoje. Hoje, ele está preocupado em voltar a jogar. Ele não sabe nem quando vai poder jogar de novo. Não tem nada disso de querer ir para o Corinthians agora", disse o empresário ao UOL.

Em recuperação de um procedimento cirúrgico na região lombar, o meio-campista não atua há três meses e deve retornar aos gramados em até 12 semanas, conforme previsão do departamento médico cruzeirense.

De fato, o jogador quer se recuperar e render com as cores do Cruzeiro. No entanto, caso não seja aproveitado e haja o interesse do Corinthians, estaria disposto a jogar novamente pelo clube paulista. Ele se lembra com carinho do período que viveu na cidade paulistana. Rodriguinho, portanto, não descarta um retorno ao CT Joaquim Grava no próximo mercado da bola. Ele, inclusive, se recusou a abrir conversas com rivais corintianos sob o pretexto de que tem identificação com o Timão.

O meio-campista tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2021. Rodriguinho foi adquirido por quatro milhões de dólares (R$ 16,6 milhões). O valor foi dividido em duas parcelas - a primeira já foi paga e a segunda será quitada em novembro deste ano.