Topo

Libertadores - 2019

OPINIÃO

Desempenho ou resultado? Blogueiros analisam classificações de Fla e Grêmio

Jogadores comemoram gol do Flamengo contra o Internacional - Pedro H. Tesch/AGIF
Jogadores comemoram gol do Flamengo contra o Internacional Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

29/08/2019 12h32

Grêmio e Flamengo estão classificados para as semifinais da Copa Libertadores. As vagas foram conquistadas após partidas convincentes dos times gaúcho e carioca diante de Palmeiras e Internacional, respectivamente, o que voltou a levantar uma questão recorrente no futebol: O que é mais importante? Desempenho ou resultado?

Para discutir o tema, fizemos a seguinte pergunta aos blogueiros do UOL Esporte: Flamengo e Grêmio mostraram que desempenho importa mais que resultado? Veja o que eles disseram. E você, o que pensa sobre o assunto?

ANDREI KAMPFF

O futebol é um esporte que adora contrariar a lógica. Mas tivemos uma semana atípica, em que ele decidiu se acalmar um pouco. Quem estava mais a fim de jogar bola, quem jogou melhor, venceu. Desempenho caminhou junto com resultado. Mas já aviso: nem sempre será assim.

Leia o blog Lei em Campo.

ANDRÉ ROCHA

Não, o resultado é o que importa no futebol e em qualquer esporte. Mas o desempenho é o se pode ter controle no caos que é o futebol. Jogar bem, e não bonito, para ficar mais perto da vitória. Não garante nada. Ou assegura ao menos um legado quando não alcança o objetivo. O pragmatismo, o foco obsessivo no resultado através de "atalhos" não deixa nada caso a taça fique com outro.

Flamengo e Grêmio quiseram jogar, dentro e fora de casa, e o resultado foi consequência. Nem sempre acontece, ambos correram riscos. Mas no final o futebol venceu.

Leia o blog do André Rocha.

BOLÍVIA

Não acho que importe mais. Tanto é que só estamos exaltando o desempenho porque Grêmio e Flamengo passaram de fase. Se o Palmeiras ficasse no empate em casa, a performance do Grêmio sucumbiria diante da eliminação nas análises da imprensa e da torcida. Mesma coisa aconteceria caso o Flamengo tivesse o mesmo desempenho que apresentou no Beira-Rio, mas tomasse o segundo em vez de empatar. Ambos estão na semifinal por conseguirem um equilíbrio em todos os setores do time e a união de bom desempenho + resultado.

Leia o blog do Bolívia.

JUCA KFOURI

Não! Mostra que bons desempenhos trazem bons resultados.

Leia o blog do Juca.

Renato Gaúcho comemora classificação do Grêmio na Libertadores após confronto com o Palmeiras - Lucas Uebel/Grêmio FBPA - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

MARCEL RIZZO

Resultado só vem com bom desempenho. A questão é como se chega a esse bom desempenho: jogando ofensivamente ou defensivamente? É possível com os dois. Flamengo e Grêmio, hoje, têm proposta mais ofensiva e méritos por estarem na semifinal jogando bem no que propõem. No início do ano, Palmeiras e Cruzeiro, com estilo mais defensivo e de contra-atacar, estavam com os melhores desempenhos da temporada, elogiados por críticos e torcedores. É possível jogar bem, e ter bom desempenho, com estilos diferentes.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO CEZAR

Mostraram que, na maioria das vezes, bom desempenho, sem rejeição à bola, leva a bons resultados.

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

As classificações de Flamengo e Grêmio, em detrimento de Inter e Palmeiras, confirmaram algo acaciano: o bom desempenho é um facilitador para que se consiga bons resultados.

Poderia ser fundamental, o que seria ótimo, mas não é. Há equipes que conseguem bons resultados com mau desempenho. Mas não é algo que se sustente

Importante também é ter claro que jogar bem, ter bom desempenho não se restringe a um único tipo de jogo. O jogo reativo, com contra-ataque bem armado e eficaz, é muito bom.

Ter bom desempenho não significa apenas ter mais posse de bola.

Flamengo e Grêmio são os dois times com futebol mais agradável do Brasil. Poderão fazer uma decisão de alto nível.

Leia o blog do Menon.

PERRONE

Vejo desempenho e resultado sempre caminhando juntos. Os conceitos de feio e bonito às vezes geram confusões, mas o bom desempenho é a forma de se buscar resultado. O Grêmio fez cera enquanto estava vencendo o Palmeiras e não deixou de ter desempenho e resultados satisfatórios por causa disso. Já o Flamengo, na jogada do gol de empate em Porto Alegre, soube se defender de maneira compacta e assegurou a classificação num contra-ataque. Isso sem deixar de buscar a vitória na maior parte do jogo. Resumindo, defender bem e até gastar o tempo com inteligência fazem parte do bom desempenho e da busca pelo resultado. Não se pode confundir desempenho com futebol arte.

Leia o blog do Perrone.