Topo

Clubes da Série A se unem contra a homofobia e soltam comunicado simultâneo

Campanha contra a homofobia reúne os 20 clubes da Série A - Reprodução/Twitter
Campanha contra a homofobia reúne os 20 clubes da Série A Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em Santos (SP)

30/08/2019 18h27

Os 20 times da Série A se uniram no combate à homofobia e soltaram um comunicado simultâneo nas redes sociais no início da noite de hoje (30). A ação acontece dias após a torcida do Vasco entoar um canto homofóbico durante a partida contra o São Paulo, em São Januário, no último domingo (25), pelo Campeonato Brasileiro.

"Clubes da série A se unem pelo combate à homofobia, não somente em campo, mas no dia a dia. São inaceitáveis práticas ainda existentes em nossos estádios: temos que dar um basta!", diz o comunicado divulgado por todos os 20 clubes no Twitter.

Segundo apurou o UOL Esporte, a campanha teve rápida aceitação nos clubes e a opinião geral era a de que já estava na hora de uma campanha desse tipo. Houve ainda uma orientação para que a ação focasse na mensagem de respeito, e não na possibilidade de perda de pontos por cada clube, o que foi seguido à risca.

Durante a semana, o Vasco já havia divulgado um vídeo de combate ao preconceito em suas redes sociais. O jogo em São Januário foi o primeiro a ser paralisado após a entidade recomendar que os árbitros relatem qualquer tipo de manifestação do tipo.

Após Daronco paralisar o jogo por conta da situação, o técnico Vanderlei Luxemburgo pediu para os torcedores pararem com os cânticos e o locutor do estádio solicitou com insistência que os gritos homofóbicos terminassem.

Citado na súmula do árbitro Anderson Daronco em função de sua torcida ter feito gritos homofóbicos na partida contra o São Paulo, o Vasco foi notificado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva para dar explicações sobre o caso, algo que foi feito na última quinta-feira (29). O STJD agora analisa os argumentos cruz-maltinos para decidir se apresenta ou não uma denúncia contra o clube.