Topo

Santos

Titular em 21 dos últimos 22 jogos, Pituca nega ser intocável no Santos

Diego Pituca concede entrevista coletiva no CT do Santos - UOL
Diego Pituca concede entrevista coletiva no CT do Santos Imagem: UOL

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

30/08/2019 09h51

O volante Diego Pituca praticamente não sabe o que é sentar no banco de reservas neste ano. Hoje com 27 anos, o atleta teve uma improvável subida ao profissional somente na temporada passada, mas rapidamente se destacou e ganhou vaga entre os titulares do Santos. O rodízio implementado por Sampaoli no clube não atinge o jogador, mas ele rejeita o rótulo de titular absoluto.

Ainda que mantenha os pés no chão, a temporada 2019 de Pituca prova que o volante é a peça fundamental do Santos de Sampaoli. Dos 43 jogos do ano, Pituca foi titular em 39, três jogos à frente do que Gustavo Henrique, segundo colocado na estatística. Nas últimas 22 partidas, o volante ficou fora de apenas uma e o motivo não foi opção do técnico, mas sim suspensão pelo terceiro amarelo.

"Trabalho duro, mostro nos treinos e jogos que sou capaz de jogar. É trabalho no dia a dia. Isso faz a gente jogar. Fico feliz de jogar. Não sou titular absoluto. Só joga quem está 100%. Tento me recuperar ao máximo e chegar preparado no dia do jogo", disse Pituca.

O volante possui a segunda maior sequência de partidas como titular do ano: 11 jogos interrompidos pela suspensão diante do Ceará. Atualmente Pituca vem em uma série de 10 jogos consecutivos e, com apenas um cartão amarelo após a suspensão, pode alcançar o zagueiro Felipe Aguilar e o lateral-esquerdo Jorge, que empatam para a maior sequência do ano, com 12 partidas seguidas.

O Santos treina hoje pela última vez antes do duelo de amanhã contra a Chapecoense, às 19h, na Arena Condá, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe tenta se recuperar após três jogos sem vencer no torneio nacional.

Santos