Topo

Guerrero brilha, Inter faz 3 no Cruzeiro e vai à final da Copa do Brasil

Enrico Bruno e Marinho Saldanha

Do UOL, em Belo Horizonte e Porto Alegre

04/09/2019 23h23

O Internacional está na final da Copa do Brasil. Na noite de hoje, o Colorado voltou a vencer o Cruzeiro, desta vez por 3 a 0, e vai disputar a taça com o Athletico Paranaense, que eliminou o Grêmio mais cedo. O grande destaque do triunfo foi Paolo Guerrero, autor de dois gols. Edenilson marcou o terceiro e fechou a conta.

Vale lembrar que os dois haviam participado do gol que deu a vitória ao Inter no jogo de ida. Assim, o placar agregado da semifinal terminou 4 a 0 para o Colorado.

Às 15h (de Brasília) de amanhã, será realizado sorteio para escolher os mandos de campo da decisão. As partidas da final serão disputadas nas próximas semanas, nos dias 11 e 18 de setembro. Campeão na edição de 1992, o Inter não levanta uma taça nacional desde aquela conquista. Em 2009, a equipe chegou à finalíssima, mas terminou como vice-campeão para o Corinthians.

Comemoração já começou antes: Grêmio eliminado

Enquanto a bola não rolava, os torcedores do Inter viraram-se para as televisões na área de imprensa com um motivo: os pênaltis entre Grêmio e Athletico na outra semifinal. A cada conversão dos paranaenses, a festa aumentava. Com a desclassificação gremista, foi como se o Colorado já tivesse na final. Antes de a bola rolar, o estádio foi tomado de alegria e comemoração.

Torcedores do Inter comemoram eliminação do Grêmio minutos antes do jogo - Marinho Saldanha/UOL - Marinho Saldanha/UOL
Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Quem brilhou: Guerrero é o cara da partida

O melhor em campo não poderia ser outro. Autor de dois gols, Guerrero fez valer todo o seu esforço para estar no Beira-Rio e decidir para o Inter. Convocado para os amistosos da seleção peruana, o atacante chegou a ligar duas vezes para o técnico Ricardo Gareca a fim de conseguir a liberação. Em grande atuação, chegou aos cinco gols e assumiu a artilharia da Copa do Brasil.

Quem foi mal: Robinho é irreconhecível

Atuando ao lado de Henrique, Robinho teve muitas dificuldades e foi um dos piores do Cruzeiro. Jogando como volante, o meio-campista errou muito na saída de bola e contribuiu diretamente para lances de perigo real do Colorado. Quando não perdia a bola e conseguia sair jogando, não teve sucesso para dar dinâmica ao setor ofensivo.

Um minuto e meio de pura eletricidade

A partida começou muito quente. Em exatamente um minuto e 17 segundos, cada time teve uma ótima oportunidade de marcar. Em erro da saída de bola do Cruzeiro, Dedé e Henrique se agigantaram para travar chutes de Guerrero e Edenilson. No lance seguinte, Lomba fez ótima defesa cara a cara com Pedro Rocha, e David finalizou para fora no rebote.

Inter se impõe e leva perigo com bom repertório

Enganou-se quem achava que o Inter jogaria para valorizar o empate. A exemplo da primeira chance do jogo, o Colorado se impôs e foi para cima. Marcando alto, forçou o Cruzeiro ao erro e teve mais sucesso nas recuperações de bola. Mais organizado, levou perigo em chutes de dentro da área, com Guerrero, e de fora dela, com Nico López e Cuesta.

"Estilo Ceni" faz Cruzeiro passar apuros

Em alguns momentos, o Cruzeiro chegou a ter quase 70% da posse. Mas a filosofia de Ceni fez o time correr alguns riscos desnecessários. Sem aderir ao chutão, a equipe errou muito a saída de bola com vários jogadores. Em uma delas, acabou pagando caro e sofrendo o gol. No ataque, a proposta era confundir o adversário sem um centroavante fixo, com Thiago Neves e Marquinhos Gabriel por dentro e David e Pedro Rocha pelas pontas. Mas faltou a intensidade desejada para acelerar o ritmo e concluir melhor as jogadas. Sem tanto brio, a Raposa foi para o intervalo com uma atuação mediana.

Inter retoma características, e Guerrero abre o placar

Aos poucos, o Inter passou a explorar mais suas características e estilo de jogo. A equipe seguiu marcando bem e priorizou as tomadas de bola para pegar o Cruzeiro desprevenido. Em uma delas, Dedé saiu mal, Nico López recuperou a bola e a entregou para D'Alessandro. Aproveitando cruzamento do argentino, Guerrero apareceu livre na área para cabecear e dar mais tranquilidade ao Colorado.

Indecisão de Rogério rende trocas confusas

Dois momentos chamaram atenção nas substituições do Cruzeiro. Com dores no tornozelo, Dedé voltou para o vestiário após o retorno do intervalo. Leo chegou a tirar o colete e conversar com Ceni, mas Ariel foi o escolhido para entrar. Com isso, Henrique acabou improvisado na zaga. Já aos 15 minutos, a placa chegou a ser levantada para a saída de Robinho, mas o técnico acabou voltando atrás e optou por sacar Pedro Rocha para a entrada de Fred.

Inter domina Cruzeiro inoperante e decide com golaços

Se o gol sofrido no primeiro tempo já havia deixado o Cruzeiro completamente grogue, a equipe mineira praticamente não voltou para o segundo tempo. Muito inseguro, carecendo de referências e sem conseguir qualquer fato novo, o time sobrevivia por aparelhos. Controlando o jogo, o Inter rodou a bola, gastou seu tempo e continuou ameaçando. Sem fazer forças, consolidou sua classificação novamente com Guerrero, marcando um golaço após matar a bola no peito e finalizar no ângulo de Fábio. Quase nos acréscimos, Edenilson recebeu livre e encobriu Fábio para fazer o terceiro e fechar a conta.

Torcida do Inter faz "Ruas de Fogo" em recepção

Torcedores do Inter fazem "Ruas de Fogo" para receber o time na semifinal - Marinho Saldanha/UOL - Marinho Saldanha/UOL
Imagem: Marinho Saldanha/UOL

A torcida do Inter fez muita festa antes de a bola rolar. O evento conhecido como "Ruas de Fogo" ditou ritmo do lado de fora. Os aficionados fizeram um corredor com sinalizadores em vermelho e apoiaram desde antes do início da partida. Com rojões, instrumentos e bandeiras, celebraram a chegada dos jogadores.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 3x0 CRUZEIRO

Data e hora: 04/09/2019 (quarta-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Gols: Guerrero, 39'1ºT (1-0), 24'2ºT (2-0), Edenilson, 44'2ºT (3-0)
Público/Renda: 41.768 pagantes/45.768 presentes/R$2.369.469,00.

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Uendel (Sarrafiore); Rodrigo Lindoso, Patrick, Edenilson; D'Alessandro (Rafael Sobis), Nico López (Nonato) e Paolo Guerrero. Técnico: Odair Hellmann.

CRUZEIRO: Fábio; Jadson, Fabrício Bruno, Dedé (Ariel Cabral) e Dodô; Henrique, Robinho (Éderson); Thiago Neves, David, Marquinhos Gabriel; Pedro Rocha (Fred). Técnico: Rogério Ceni.