Topo

Palmeiras

Mano Menezes já foi fenômeno no Twitter e concorreu a prêmio da MTV

Mano Menezes durante jogo do Cruzeiro no Mineirão; técnico estava no clube mineiro antes de chegar ao Palmeiras - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Mano Menezes durante jogo do Cruzeiro no Mineirão; técnico estava no clube mineiro antes de chegar ao Palmeiras Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

04/09/2019 04h00

A confirmação de Mano Menezes como novo técnico do Palmeiras marcou, também, a reativação da conta do treinador no Twitter. Sem postar nada desde 2017, o técnico utilizou a ferramenta para um primeiro contato com a torcida palmeirense. O que poucos sabem é que o novo comandante alviverde já foi um dos mais populares da rede social em todo o mundo.

O Twitter é um velho conhecido de Mano Menezes. Em 2009, quando a rede ainda não era muito popular no Brasil, o treinador já era um fenômeno. Após juntar um milhão de seguidores em apenas seis meses, ele concorreu à edição daquele ano do VMB, prêmio da MTV, na categoria "Twitter do Ano". No fim, o técnico acabou derrotado por Marcos Mion, à época apresentador da própria emissora.

O sucesso de Mano era explicado por uma decisão aparentemente aleatória do Twitter. Quando uma pessoa criava uma conta no microblog, recebia sugestões de quem poderia seguir. E a conta de Mano Menezes aparecia aos usuários, ao lado do perfil do ator americano Ashton Kutcher, outro fenômeno no início da ferramenta.

Apesar do alto número de seguidores, Mano nunca foi muito ativo na rede social. Até o momento, ele possui apenas 1.176 tweets. A conta é controlada pelo treinador e por sua assessoria de imprensa. Hoje, ela possui 3 milhões de seguidores e segue apenas um perfil: o do Palmeiras.

Sucesso gerou discussão entre filha e Danilo Gentilli

A popularidade de Mano Menezes no começo do Twitter resultou em uma acusação de Danilo Gentilli, à época repórter do "CQC". Durante painel do MediaOn, evento sobre jornalismo e internet, em 2009, Gentilli acusou a filha do treinador, Camila Menezes, de usar programas que adicionam usuários "fantasmas" para aumentar o número de seguidores do pai.

Camila, na época, era uma das responsáveis por gerenciar o perfil de Mano. No evento, ela negou a acusação e disse que o sucesso do pai no Twitter era reflexo da profissão dele. Naquela época, ele comandava o Corinthians e havia acabado ser campeão da Copa do Brasil.

Palmeiras anuncia Mano Menezes para o lugar de Felipão

UOL Esporte

Palmeiras