Topo

Neres e Paquetá ganham moral nos clubes, mas buscam reação com Tite

David Neres, atacante do Ajax, durante treino da seleção brasileira nos EUA - Lucas Figueiredo/CBF
David Neres, atacante do Ajax, durante treino da seleção brasileira nos EUA Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Bruno Grossi, João Henrique Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Miami (EUA), Paris (FRA) e Rio de Janeiro (RJ)

05/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • David Neres e Lucas Paquetá chegaram à Copa América sob grande expectativa
  • A dupla não rendeu o esperado na campanha do título e precisa reagir na seleção
  • A responsabilidade de ambos também aumentou no Ajax e no Milan, respectivamente
  • Mais velhos e mais experientes, precisam ser mais protagonistas nos clubes

Tite montou o elenco que venceu a Copa América com grandes expectativas sobre o rendimento de David Neres e Lucas Paquetá. Dois jogadores jovens, que tinham apresentado bom futebol nos amistosos de março e mostravam potencial para integrar a seleção brasileira por muitos anos. Só que dupla ficou aquém do esperado no torneio e agora precisa de uma resposta para convencer o técnico novamente.

O treino de ontem em Miami, nos Estados Unidos, mostrou que os dois serão reservas mais uma vez. Neres treinou na posição que tem Richarlison como titular, enquanto Paquetá foi o meia suplente - Neymar e Philippe Coutinho se revezaram na função no esboço da equipe que deve enfrentar a Colômbia às 21h30 (de Brasília) no Hard Rock Stadium.

A tendência é que Neres e Paquetá só ganhem mais minutos no segundo amistoso desta data Fifa, previsto para a terça-feira da próxima semana, na cidade de Los Angeles. Contra o Peru, Tite pensa em dar rodagem a quem tem tido menos oportunidades na seleção. Ou seja, uma chance de ouro para os pupilos do treinador.

Se Everton, o Cebolinha, tivesse sido convocado - ficou fora por estar com o Grêmio no mata-mata da Copa do Brasil -, Neres poderia até ter ficado fora da lista de convocados. Ele brigaria com Vinícius Júnior por uma vaga entre os pontas. Já Paquetá teve uma conversa com Tite para debater as dificuldades durante a Copa América e projetar o futuro na seleção.

Lucas Paquetá, ao centro, se diverte com Militão e Vinícius Júnior em um dos treinos em Miami - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Paquetá, ao centro, se diverte com Militão e Vinícius Júnior em um dos treinos em Miami
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Responsabilidade nos clubes aumenta

A nova temporada europeia também será de provação para a dupla. Paquetá passou a ter mais liberdade após a troca de técnico no Milan. Com Gennaro Gattuso no ano passado, ficava preso quase como um volante. Agora, com Marco Giampaolo, pode sair mais, inclusive atuando pela ponta em alguns momentos.

O novo treinador gosta de Paquetá, mas tem feito observações sobre uma possível "falta de objetividade". Na semana passada, chegou a dizer que o meia precisa "ser menos brasileiro". Além disso, o fato de o ex-flamenguista já não ser mais um novato no futebol italiano naturalmente aumenta a cobrança por um melhor rendimento.

Neres está há mais tempo ainda no Ajax, da Holanda. Desde fevereiro de 2017. Foi promessa, coadjuvante e agora vê a cobrança por um maior protagonismo. Outras jovens estrelas foram vendidas, como De Ligt e De Jonge, e o clube holandês usou os milhões recebidos para surpreender o mercado e renovar com Neres por um salário pomposo.

A responsabilidade sobre o atacante criado no São Paulo cresceu, mas ele está disposto a encará-la. A decisão de permanecer no Ajax foi fruto de longos debates com seu estafe e de uma análise crítica. Neres sabe que ainda precisa amadurecer mais antes de ir para um centro maior da Europa e crê que uma nova temporada na Holanda, com mais cobrança, será importante.

Weverton será o camisa 1 da seleção; Richarlison herda a 9 de Gabriel Jesus

UOL Esporte