Topo

Palmeiras

De Lucas Lima a Borja, Mano pode recuperar "esquecidos" de Felipão na crise

Mano Menezes dá instruções a jogadores do Palmeiras durante seu primeiro treino - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Mano Menezes dá instruções a jogadores do Palmeiras durante seu primeiro treino Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

06/09/2019 11h08

Com apenas o Campeonato Brasileiro em disputa até o final da temporada, Mano Menezes terá o desafio de gerir um elenco do Palmeiras que foi inicialmente pensado para brigar pelo título em todos os torneios do ano. E o treinador, que faz sua estreia amanhã, contra o Goiás, pode recorrer a opções que foram deixadas de lado pelo antecessor Luiz Felipe Scolari na reta final de sua passagem, que terminou em meio à crise no clube.

Algumas escolhas de Felipão no segundo semestre, quando o desempenho do time começou a cair, causaram estranheza em pessoas próximas ao clube e ao elenco. O meia Lucas Lima, por exemplo, recebeu uma sequência de seis partidas como titular antes da parada da Copa América, quando a equipe conquistou sua última vitória no Brasileirão (contra o Avaí, em 13 de junho).

Depois, porém, o camisa 20 praticamente sumiu do time. Foi titular apenas nos dois jogos contra o Internacional pelas quartas de final da Copa do Brasil, e substituído em ambos. Nas demais partidas, não saiu do banco ou não foi sequer relacionado, perdendo espaço para Raphael Veiga e Gustavo Scarpa. Mano gosta do estilo de Lucas Lima e deve tentar recuperar o jogador.

Outro exemplo do tipo é Borja. Encostado no clube até então, ele "ressuscitou" nas oitavas de final da Libertadores, quando foi escalado por Felipão como titular e fez gols decisivos nas duas partidas contra o Godoy Cruz. Recebeu elogios do chefe, que o chamou de "jogador de Libertadores". Mas diante do Grêmio, nas quartas, não entrou em campo, ficando atrás de Luiz Adriano e Deyverson na preferência do técnico.

Deyverson, aliás, enfrenta uma nova onda de rejeição da torcida após a atuação ruim no jogo decisivo contra o Grêmio que culminou na eliminação da Libertadores. Apesar disso, o atacante tem bons números no Brasileiro (três gols e duas assistências). Por enquanto, Mano não deu indicações de qual estilo de centroavante preferirá usar, mas já brincou que opções para o setor não faltam - o elenco tem ainda Henrique Dourado, recuperado de lesão e que aguarda para estrear.

Zé Rafael é mais um atleta que pode ser recuperado. O meia-atacante foi a contratação de melhor rendimento no primeiro semestre, mas perdeu muito espaço com o retorno de Willian de lesão após a Copa América. Xodó da torcida, o "Bigode" ainda não conseguiu render o que pode, mas Felipão o manteve como primeira opção até o final.

O primeiro ensaio do que será o Palmeiras de Mano Menezes poderá ser visto amanhã, a partir das 21h, no Serra Dourada. O alviverde viaja nesta tarde para Goiás, após o treino. O time está há sete rodadas sem vencer e ocupa a quinta colocação do Brasileiro, com um jogo a menos.

Palmeiras