Topo

Brasileirão - 2019

Muriel salva, Fluminense bate Fortaleza e volta a vencer após cinco jogos

Do UOL, em São Paulo

07/09/2019 18h56

O Fluminense voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Na tarde de hoje (7), o time carioca bateu o Fortaleza por 1 a 0 na Arena Castelão e encerrou a sequência de cinco jogos seguidos sem vitória - três no Brasileiro e dois na Sul-Americana. Foi o primeiro triunfo da equipe desde o retorno de Oswaldo de Oliveira.

A vitória saiu no sufoco. Depois de sofrer com a pressão do Fortaleza e ver seu goleiro, Muriel, salvar o time com pelo menos quatro defesas difíceis, o Flu conseguiu o gol decisivo aos 40 minutos do segundo tempo, com João Pedro - Muriel ainda fez uma defesa importante nos acréscimos para eveitar o empate.

Apesar do resultado, o Fluminense não sai da zona de rebaixamento. A equipe chega a 15 pontos e sobe para a 17ª posição - dois atrás do Cruzeiro, primeiro time fora do Z4 e que ainda joga na sequência da rodada. O Fortaleza fica com 21 e está em 13º (confira a classificação atualizada do Brasileirão).

O Fluminense volta a campo na terça-feira (10) contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em jogo atrasado da 16ª rodada. Já o Fortaleza vai visitar o Bahia na Fonte Nova no próximo domingo (15).

Cronologia do jogo

Flu x Fortaleza - LC Moreira/Estadão Conteúdo - LC Moreira/Estadão Conteúdo
Imagem: LC Moreira/Estadão Conteúdo
A partida começou agitada para os dois lados, mas sem gols. Logo no início, um bombardeio do Fortaleza para cima do Flu. Antes dos dez minutos, o time da casa já havia tido três boas chances de abrir o placar. A equipe comandada por Zé Ricardo só não saiu na frente no início graças a grandes defesas do goleiro Muriel. Após a pressão do Fortaleza, o Fluminense também passou a incomodar e chegou com perigo ao gol adversário - as melhores oportunidades foram com Wellington Nem e João Pedro, que desperdiçaram chances cara a cara com Felipe Alves. Perto do intervalo, Wellington Paulista conseguiu empurrar a bola para a rede, mas o VAR apontou corretamente o impedimento na jogada.

No segundo tempo, o jogo continuou aberto e, assim como na etapa inicial, com chances para os dois times. O que não mudou, também, foram as boas atuações dos goleiros - principalmente Muriel, que seguiu fazendo defesas importantes. Aos 40 minutos, o Flu conseguiu o gol da vitória com João Pedro. O atacante ainda teve um gol anulado pelo árbitro de vídeo no fim.

O melhor: Muriel

Muriel, do Flu, contra o Fortaleza - Pedro Chaves/AGIF - Pedro Chaves/AGIF
Imagem: Pedro Chaves/AGIF
Muriel foi um paredão no gol do Fluminense. O goleiro fez pelo menos quatro defesas difíceis e evitou que o Fortaleza abrisse o placar. Logo aos dois minutos de jogo, ele fez duas grandes intervenções em lances cara a cara. A boa atuação do goleiro seguiu no segundo tempo, quando Muriel evitou gol de Osvaldo.

O pior: Wellington Nem

A situação do Fluminense na partida poderia ter sido mais tranquila caso as chances criadas fossem aproveitadas. Wellington Nem teve duas bolas para colocar o time em vantagem no placar na etapa inicial. Na primeira delas, o atacante pegou mal na bola e mandou completamente sem direção. Na segunda chance, ele saiu cara a cara com Felipe Alves e não conseguiu superar o goleiro.

Fortaleza ganha intensidade com Osvaldo, mas vacila

O Fortaleza começou o jogo com tudo, mas viu o Flu crescer após os 15 minutos iniciais. As chances apareciam, mas a equipe não conseguia dominar completamente a partida. Foi a partir da entrada de Osvaldo, no começo do segundo tempo, que o time da casa passou a ser dono das ações. Com o atacante em campo, a equipe ganhou intensidade e passou a incomodar ainda mais. A única coisa que não saiu como esperado para os comandados de Zé Ricardo foi a grande tarde de Muriel.

Flu sofre com meio-campo e dá espaços

O Fluminense conseguiu criar e chegar com perigo ao gol do Fortaleza, é verdade, mas viu o rival ameaçar muito mais. O time visitante acabou cedendo espaços para o adversário no setor de meio-campo. Com Ganso e Nenê, havia criação no ataque, mas pouca recomposição defensiva. O cenário permitiu boas chegadas do Fortaleza, que não aproveitou.

O que é isso, Gilberto?

Gilberto protagonizou um lance bizarro no primeiro tempo. Após tabelar com João Pedro pelo lado direito do ataque, o lateral do Flu não conseguiu alcançar o passe do companheiro para dar sequência na jogada. Até aí, tudo bem. O que ninguém esperava é que, ao ver que não teria como chegar na bola, o jogador tentasse simular a falta com um pequeno "atraso".

FICHA TÉCNICA
Fortaleza 0 x 1 Fluminense

Data e hora: 7 de setembro de 2019, às 17h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (ambos de GO)
VAR: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)

Cartões amarelos: Felipe (FOR); Wellington Nem e Yony González (FLU).

Gol: João Pedro (FLU), aos 40 minutos do segundo tempo

FORTALEZA
Felipe Alves; Tinga, Quintero, Jackson, Bruno Melo; Felipe, Gabriel Dias, Juninho (Osvaldo); André Luis (Romarinho), Wellington Paulista e Felipe Pires (Edinho). Técnico: Zé Ricardo.

FLUMINENSE
Muriel; Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Airton (Yuri), Ganso e Nenê; Wellington Nem (Frazan), Yony González e João Pedro. Técnico: Oswaldo de Oliveira.