Topo

Seleção chega a Los Angeles, onde Ibra divide holofotes com astro mexicano

Ibrahimovic, do Los Angeles Galaxy, tem duelo particular com o mexicano Carlos Vela, do Los Angeles FC - Divulgação/Galaxy
Ibrahimovic, do Los Angeles Galaxy, tem duelo particular com o mexicano Carlos Vela, do Los Angeles FC Imagem: Divulgação/Galaxy

Bruno Grossi

Do UOL, em Los Angeles (EUA)

07/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Depois de enfrentar a Colômbia em Miami, a seleção brasileira vai a Los Angeles
  • A cidade tem sido dominada por uma forte e nova rivalidade no futebol
  • O já tradicional Los Angeles Galaxy agora tem a companhia do Los Angeles FC
  • O novo clássico tem sido apimentado pela presença de Zlatan Ibrahimovic
  • Carlos Vela, craque rival, porém, tem jogador melhor do que o astro sueco

Depois de empatar com a Colômbia em Miami no primeiro dos amistosos deste mês, a seleção brasileira cruza os Estados Unidos e desembarca hoje em Los Angeles. Uma cidade que respira esporte e que tem aprendido a viver intensamente no futebol. E o astro Zlatan Ibrahimovic tem grande participação nisso.

O sueco faz sua segunda temporada com a camisa do Los Angeles Galaxy, time que por muitos anos foi identificado pela presença do inglês David Beckham. Ibra é a estrela da vez do time pentacampeão da Major League Soccer. Mas está tendo de conviver com um status incômodo (pelo menos para alguém com o ego do tamanho que o sueco tem): a divisão dos holofetes.

Desde 2018, Los Angeles é uma cidade dividida por dois clubes. De um lado está o Galaxy de Ibra, do outro o Los Angeles FC, novo time da MLS. Quem esperava que o novo projeto custaria a engrenar acabou frustrado. O LAFC apostou no atacante mexicano Carlos Vela como protagonista, montou um elenco forte e tem feito campanhas bem melhores do que o rival Galaxy.

Na MLS de 2018, o LAFC fez 57 pontos na primeira fase. Depois, caiu nas oitavas de final. O Galaxy, com 48, nem sequer se classificou para os playoffs. Em 2019, o LAFC já tem 62 pontos na primeira fase e lidera a conferência Oeste. O Galaxy é o sétimo colocado com 42.

Porém, apesar de toda essa badalação na MLS, os novatos da cidade ainda não conseguiram ganhar do Galaxy nenhuma vez. Foram cinco confrontos até o momento, com duas vitórias dos "veteranos" e três empates. Ibrahimovic, como não poderia ser diferente, é o grande responsável pela supremacia nos clássicos.

O astro se delicia nesses confrontos. Passa a semana fazendo provocações, promete decidir e cumpre. Já marcou oito gols nos embates com o rival local. Só neste ano, foram cinco em dois confrontos, incluindo um impressionante hat-trick na vitória por 3 a 2, em julho, no Dignity Health Park, casa do Galaxy.

A carreira de Carlos Vela na Europa não chega perto da que Ibra construiu, mas o mexicano também consegue curtir a glória nos Estados Unidos. E a torcida do LAFC já o transformou em ídolo. Até aqui, o mexicano disputou 59 jogos e marcou 43 gols, sendo sete nos clássicos contra o Galaxy.

Carlos Vela é a grande estrela do Los Angeles FC - Kirby Lee/USA TODAY - Kirby Lee/USA TODAY
Carlos Vela é a grande estrela do Los Angeles FC
Imagem: Kirby Lee/USA TODAY

Não à toa, Los Angeles tem ficado tomada de pôsteres e outdoors nas vésperas dos embates entre os rivais. Sempre com Vela e Ibra dividindo atenções e apostas. Por enquanto, o sueco é quem reina na cidade.

Para ajudar a deixar essa rivalidade ainda mais quente, a torcida do LAFC apresenta um perfil um pouco diferente do padrão nos Estados Unidos. Atrás de um dos gols, há uma espécie de "barra-brava", que leva centenas de faixas e trapos para colorir a arquibancada e conta com uma bandinha para deixar o clima ainda mais sul-americano. Há ainda uma bandeira que parece ter saído dos estádios argentinos: "Somos del barrio angelino".