Topo

Grêmio jogou mais com reservas que com titulares, mas fala em título

Clube gaúcho deve usar mais vezes os titulares após ser eliminado da Copa do Brasil - Divulgação/Grêmio FBPA
Clube gaúcho deve usar mais vezes os titulares após ser eliminado da Copa do Brasil Imagem: Divulgação/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

09/09/2019 04h00

O Grêmio volta, lentamente, suas atenções ao Campeonato Brasileiro. Eliminado da Copa do Brasil pelo Athletico, o clube gaúcho se vê obrigado a botar titulares em campo para manter ritmo de jogo e ao mesmo tempo melhorar a campanha. Enquanto aguarda o encontro com o Flamengo, pela semifinal da Libertadores, Renato Gaúcho retoma o discurso de que o Brasileirão só caiu na lista de prioridades pela contingência. E ainda fala em brigar pelo título, mesmo tendo escalado mais vezes seu time considerado reserva do que o titular, a uma rodada do final do primeiro turno.

Depois de golear o Cruzeiro por 4 a 1, o Grêmio chegou a 25 pontos na tabela. A diferença em relação ao líder Flamengo é de 14 pontos. Restam 20 rodadas para o final. "O Grêmio está vivíssimo no Campeonato Brasileiro. O Grêmio pode brigar por muita coisa nesse campeonato. Além da Libertadores, claro", disse Renato Gaúcho depois da vitória história em Belo Horizonte.

A postura do treinador, e do próprio clube, mudou após a desclassificação na Copa do Brasil. Antes de ser eliminado, o Grêmio usou titulares em menos da metade das rodadas do Brasileirão. Até aqui, foram dez partidas com reservas e somente oito com titulares.

"O Grêmio nunca desistiu do Brasileiro, sempre falo isso. Estava em três competições. Era o único clube, aliás, e é difícil. Sempre falei que sou louco para ganhar o Brasileiro. Está difícil? Está, mas não é impossível. Tem todo o segundo turno", citou o treinador do Grêmio.

De acordo com o site Chance de Gol, o Grêmio entrou na 18ª rodada do campeonato com 0,06% de probabilidade de ser campeão. A chance para obter uma vaga na Libertadores é de 29,2%,enquanto e o percentual para conseguir classificação à Copa Sul-Americana é de 66,7%.

Numa disputa paralela, Grêmio e Flamengo se enfrentam pela semifinal da Libertadores nos dias 2 e 23 de outubro. Até o primeiro duelo, o time gaúcho terá quatro partidas pelo Brasileirão e deve usar titulares em três delas: Goiás, Santos e Avaí. Diante do Fluminense a formação será reserva.