Topo

OPINIÃO

Neymar seria titular na seleção brasileira de 1970? Colunistas opinam

Rivellino afirmou que Neymar (foto) teria espaço na seleção titular de 1970 - Paolo Aguilar/Pool via REUTERS
Rivellino afirmou que Neymar (foto) teria espaço na seleção titular de 1970 Imagem: Paolo Aguilar/Pool via REUTERS

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

22/06/2021 11h46

Resumo da notícia

  • Colunistas repercutem afirmação de Rivellino e dizem se Neymar jogaria no time de 70
  • "Neymar tem, e Romário teve, mais talento com os pés que Tostão", analisa Juca Kfouri
  • Menon: "Eu acho que ele seria titular em todas as seleções a partir de 70, inclusive"
  • Coutinho: "Pela qualidade e características Neymar teria sim lugar naquela equipe"

Em entrevista ao "Arena SBT", Rivellino, campeão do mundo em 1970, disse que Neymar teria lugar na seleção brasileira tricampeã mundial. Segundo o ex-jogador, Tostão daria lugar ao atacante do PSG e ficaria no banco de reservas.

"Em 70, o Neymar jogava. Ele ia jogar em 70. Pela qualidade dele? Putz! O Tostão saia. É um jogador que jogaria em 70. Outro que jogaria em 70 também era o Romário, também no lugar do Tostão", disse Rivellino.

E os colunistas do UOL Esporte, será que concordam com a afirmação de Rivellino? Nós perguntamos. Confira as respostas:

Estava demorando para surgir essa conversa, sempre envolvendo o craque da geração na ativa. Fizeram com Zico, Romário e agora Neymar. Épocas diferentes, neste caso separadas por meio século. Ou seja, faz cada vez menos sentido. Sobre as características, hoje Neymar "disputaria posição" mais com Pelé. Mas também poderia entrar na vaga de Rivellino pela esquerda. Sobre jogar como um nove móvel como Tostão, Neymar atuou assim na fase final do trabalho de Mano Menezes na seleção, em 2012. Discutir titularidade seria um exercício insano de adivinhação.
ANDRÉ ROCHA

O próprio Tostão, modesto que é, concordará, como, aliás, já escreveu em relação a Romário. Neymar tem, e Romário teve, mais talento com os pés que Tostão. Nenhum deles se compara com Tostão na inteligência para jogar. No meu time, entre os três, nas circunstâncias de 1970, jogaria Tostão, o Cruyff ou o Zidane brasileiro.
JUCA KFOURI

Difícil comparar épocas. Neymar se tornará o maior artilheiro da seleção em todos os tempos, passando Pelé. Mas sem ganhar uma Copa do Mundo será possível dizer que é o principal jogador da seleção depois de Pelé? Não acho. Neymar teve o azar de jogar em uma das mais fracas gerações da história do futebol brasileiro.
MARCEL RIZZO

Eu acho que ele seria titular em todas as seleções a partir de 70, inclusive. Jogaria no lugar de Tostão, que não foi tão bem como nas Eliminatórias. Dos jogadores que não ganharam títulos, Neymar é quem tem o melhor rendimento na Seleção. Mais que Zico, Sócrates etc. Agora, montar o time, definir posicionamento, ficaria para Zagallo decidir.
MENON

A opinião de Rivellino, um dos maiores jogadores da história do futebol mundial de todos os tempos, precisa ser sempre respeitada. Mas eu não acredito que o Neymar de 2021 conseguiria alcançar a titularidade da seleção de 1970. E não por faltar futebol ao craque do PSG. E sim porque aquela era uma seleção repleta de grandes craques que não se achavam mais importantes do que a bola.
MILTON NEVES

Claro que a comparação é difícil. Épocas diferentes, exigências diferentes. Mas não vejo o astro do PSG com espaço entre os titulares de 70. E sou mais Tostão do que Neymar.
PERRONE

Discordo. Primeiro porque não acho que Neymar teria lugar naquele time. Depois porque, se tivesse, seria justamente no lugar de Rivelino, pela esquerda, não no de Tostão, como centroavante.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Recentemente o técnico Tite disse que é injusto comparar jogadores de épocas distintas. Faz sentido. Mas isso também faz parte das eternas e saudáveis discussões de futebol. Que jogador foi melhor? Que time foi melhor? A polêmica levantada por Rivellino é interessante. Daquele timaço da seleção de 70, pegando os jogadores de frente (Pelé, Tostão, Rivellino e Jairzinho), só tinha craque. Naquela Copa, o que ficou mais abaixo (mas isso não significa que sua participação tenha sido ruim), foi Tostão. Mas ele jogou como falso 9, que não é a posição de Neymar. Ele poderia, pelas características, jogar no lugar de Pelé ou Rivellino. Mas, pela bola que os dois estavam jogando em 70, Neymar seria um bom banco. Mais precisamente um Paulo César Caju.
RODOLFO RODRIGUES

Complicado fazer esse exercício com 50 anos de diferença. É basicamente outro esporte hoje, mas pela qualidade e características Neymar teria sim lugar naquela equipe. No lugar de quem eu não sei.
RODRIGO COUTINHO