Topo

OPINIÃO

RMP vê fim da linha para Filipe Luís e 'geração 85' no Fla: 'Não dá mais'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

28/11/2021 04h00

A derrota do Flamengo para o Palmeiras, ontem (27), na final da Libertadores, poderá terá reflexos para a próxima temporada. A equipe da Gávea perdeu por 2 a 1, após Deyverson balançar a rede na prorrogação — no tempo regulamentar, empate em 1 a 1.

Na Live do Flamengo, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Rubro-Negro, André Rocha e Renato Maurício Prato comentaram a atuação da equipe do técnico Renato Gaúcho e fizeram ponderações pensando na formação de elenco para a próxima temporada.

"Acabou o tempo do Renato [Gaúcho], não dá mais. E vou dizer mais, acabou também o tempo da Geração 85 [como ficou conhecido o trio Diego Alves, Filipe Luis e Diego]. Deu, não dá mais. Não dá mais. Não adianta querer achar que vão continuar jogando. Filipe Luis hoje, que é um jogador que admiro e respeito muito, simplesmente deixou claro que o estado físico dele já não dá mais. Não dá para contar com o Filipe Luis em uma próxima temporada inteira. Ele está estourando toda hora. (...) O físico dele já não aguenta mais. Diego Alves fez uma linda defesa, mas, para mim, falhou no gol, no primeiro. A bola passa por baixo do corpo do Diego Alves, saltou atrasado", disse Renato Maurício Prado.

"Acho que a Geração 85 tem de ser... 'Olha, muito obrigado'. Filipe Luis, Diego Ribas, se quiserem ficar na comissão técnica do próximo técnico, como observadores, como caras que vão se preparar para a carreira de treinador, tudo bem. 'Diego Alves, agora vou contratar um grande goleiro. Se quiser, você fica no banco desse grande goleiro'. Porque não dá mais a Geração 85. O Flamengo foi campeão em 2019, nós estamos em 2021, entrando em 2022. Até quando vai ficar esticando essa Geração 85? Não tem como", completou.

Mais cedo, em meio à análise do desempenho do Rubro-Negro, André Rocha, colunista do UOL Esporte, criticou o departamento médico do Fla e questionou o motivo de Renato Gaúcho ter optado por Renê e não Ramon na vaga de Filipe Luis, que saiu ainda no primeiro tempo acusando dores na panturrilha.

"O Filipe Luis saiu porque o DM do Flamengo é uma porcaria. O departamento de preparação física do Flamengo é uma porcaria. Tem de trocar tudo, sair todo mundo. O Filipe Luis, mais uma vez, sente a panturrilha, e aí vem o erro do Renato em colocar um jogador que pode ter experiência, mas está sem nenhuma confiança. A culpa é do Renato, a menos que ele explique o porque ele colocou o Renê no banco e não o Ramon", apontou.

Renato Maurício Prado, também colunista do UOL Esporte, então, completou. "André, não tem desculpa. Ele colocou o Ramon para jogar vários jogos e ele entrou bem. Não tem desculpa. Isso aí foi aquela velha covardia do cara que prefere o veterano ao garoto".

Mais à frente, RMP voltou a criticar o fato de Renato ter colocado Renê: "Eu não consegui entender o Ramon, que vinha jogando e jogando bem. Quer dizer, ele usa o Ramon, o Ramon dá resposta e ele volta para o Renê. É imperdoável".

A próxima edição da Live do Flamengo será na terça-feira (30), logo após a partida contra o Ceará, pelo Brasileiro. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.