Topo

Medina e Mineirinho fazem apostas para etapa final do Oi SuperSurf?

30/09/2015 16h04

Daqui a uma semana será dada a largada na grande final do Oi SuperSurf 2015, na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Para a alegria dos amantes do esporte das ondas, o evento que promoveu o circuito nacional mais rico do mundo entre 2000 e 2009, voltou a ser realizado após um hiato de 5 anos. Surfistas que hoje brilham no cenário internacional e disputaram etapas do SuperSurf na época, como o atual campeão mundial Gabriel Medina e o vice-líder no ranking da World Surf League desse ano, Adriano de Souza (mais conhecido como Mineirinho), falaram sobre a volta da competição ao circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

- Eu tenho acompanhado o Oi SuperSurf e a disputa está pegando fogo. Estou ansioso para ver quem será o campeão da última etapa. Tenho vários amigos disputando o evento, então quero desejar boa sorte a todos e que vença o melhor - disse Gabriel Medina.

Os brasileiros da elite mundial estarão na Europa para a etapa francesa do WCT (World Championship Tour), mas de olhos atentos no desempenho dos surfistas na Praia de Itaúna, conhecida como o Maracanã do surf pela potência das suas ondas de classe internacional, apontadas por muitos como uma das melhores do Brasil. Em Saquarema será definido o campeão das quatro etapas do Oi SuperSurf em mais uma batalha decisiva pelo título brasileiro da temporada 2015.

Mineirinho tem acompanhado o Oi SuperSurf desde o seu início na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. A primeira vitória foi conquistada pelo paulista Flavio Nakagima, sobre o cearense Charlie Brown. Depois, o catarinense Tomas Hermes venceu a segunda final do ano contra o paranaense Jihad Khodr na Praia Grande de Ubatuba. No encontro seguinte, o baiano Bino Lopes derrotou o experiente carioca Leonardo Neves na Praia da Joaquina, em Florianópolis.

- Está sendo muito legal poder acompanhar o Oi SuperSurf, mesmo de longe. É demais ver o SuperSurf novamente e com um nível de surfe muito alto. Esse é um dos mais empolgantes SuperSurf que eu já vi. E sobre a briga pelo título brasileiro, fica difícil torcer para alguém especificamente, pois todos são meus amigos. Os quatro primeiros são amigos extremamente próximos. Então prefiro desejar boa sorte a todos eles e espero que o campeão se formalize da melhor forma possível, vencendo seus confrontos e com show de surfe - disse Adriano de Souza, que liderou o ranking da World Surf League até a etapa passada nos Estados Unidos e vai tentar retomar a ponta na França, na mesma semana do Oi SuperSurf de Saquarema.

Mineirinho apontou surfistas que conhecem a praia como favoritos para a etapa (Foto: Divulgação)Mineirinho preferiu não escolher um favorito ao título brasileiro deste ano, que só deve ser conhecido em dezembro, após a realização de todos os eventos da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional). Mas apontou dois surfistas como favoritos ao título da última etapa, que acontece de 7 a 11 de outubro.

- Na minha opinião há dois atletas superfavoritos para essa última etapa. Um deles é o Raoni Monteiro, que vai estar surfando em casa. Inclusive ele passou o ano inteiro surfando nas ondas de Saquarema. Então ele vai estar bem empolgado para mostrar serviço. E principalmente vai ter uma grande oportunidade de se consagrar campeão de uma etapa em frente a casa dele. Mas acho que o Leo Neves é outra pessoa que vai correr por baixo. Ele é local do pico e tem muito conhecimento daquelas ondas. Bom, isso é favoritismo, o que não quer dizer que eles serão campeões. Principalmente porque os quatro primeiros atletas do ranking estão com uma certa vantagem e com motivação extra para essa etapa de Saquarema. Mas vamos ver o que vai acontecer. Quero muito ver show de surfe e a Praia de Itaúna lotada - finalizou Adriano de Souza.