Topo

Benfica pode ser punido após torcida atirar sinalizadores em rivais

01/10/2015 09h51

A grande vitória do Benfica sobre o Atlético de Madrid, fora de casa, por 2 a 1, pela segunda rodada da Liga dos Campeões, foi marcada por cenas lamentáveis da torcida portuguesa no Vicente Calderón. Após o gol de empate, marcado por Gaitán, os fanáticos lusitanos se empolgaram e atiraram sinalizadores nos espanhóis. Os artefatos, proibidos na Europa, deixaram alguns torcedores do Colchonero feridos. A diretoria dos Encarnados desculpou-se diante dos acontecimentos.

- O Benfica lamenta os incidentes causados por uma minoria. Por este motivo, o Benfica apresenta desculpas ao Club Atlético de Madrid e aos seus apoiantes, em particular àqueles que foram afetados pela atitude irresponsável desta minoria - disse o clube português, em nota oficial.

Ao menos dez pessoas ficaram feridas, segundo a imprensa do Velho Continente - incluindo uma criança. Felizmente, todas elas sem gravidade.

A Uefa não deve deixar o ato impune e vai abrir investigações. Com histórico de rigidez diante destes acontecimentos, a entidade deve punir o Benfica. A sanção pode ir de multas milionárias a jogar algumas partidas com os portões fechados.

Diante da provável punição, o presidente do clube português, Luís Filipe Vieira, não poupou críticas à atitude de sua torcida no estádio Vicente Calderón.

- Agradecemos o apoio dos torcedores que aqui estiveram mas, infelizmente, provocaram muitos desacatos. Devem pensar que estão a prejudicar gravemente o Benfica. Não estamos assim no futebol. A maioria dos benfiquistas não merece este tipo de comportamento, e é quase certeza que vamos ser gravemente penalizados. Há coisas que não podemos controlar. Infelizmente, alguns arruaceiros provocaram os desacatos que se viram aqui. Mancharam o nome do Benfica, quando todos os atletas tudo fizeram para dignificar a camisa que vestem, que é o orgulho de todos.