Topo

China conquista o Asiático de basquete e garante vaga para a Rio-16

03/10/2015 16h12

A China venceu Filipinas por 78 a 67 e conquistou o Campeonato Asiático de basquete, neste sábado, em casa. Com isso, os chineses garantiram a vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem.

A China foi a última equipe a se classificar via torneios continentais para o basquete da Olimpíada, que agora só tem mais três vagas abertas. Elas serão definidas no Torneio Pré-olímpico mundial em julho.

Os chineses venceram a competição de forma invicta e ainda teve o MVP do torneio. O ala-pivô Yi Jianlin, ex-NBA e que tem 2,13m, ficou com o prêmio de jogador mais valioso depois de alcançar uma média de 16,7 pontos por partida, 8,8 rebotes e 1,4 assistências por partida.

No jogo decisivo, Filipinas até conseguiu assustar a China no início, chegando a fazer 15 a 12 no primeiro quarto. Porém, os chineses acordaram e depois de marcar 12 pontos seguidos assumiram a dianteira e não foram mais ameaçados no jogo.

Guo Ailin foi o cestinha da partida com 19 pontos. Yi Jianlin e Zhou anotaram duplo-duplos, 11 pontos e 15 rebotes e 16 pontos e 14 rebotes, respectivamente. Os três fizeram parte da seleção da competição, que também contou com o iraniano Samad Nikkhah bahrami e o filipino Jayson Castro.