Topo

Prestes a viver período livre, Santos acumula 'vítimas' de maratona

03/10/2015 14h28

Depois de receber o Fluminense neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, o Santos terá 11 dias livres de jogos até visitar o Grêmio, em Porto Alegre, na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Dorival Júnior não tem um tempo tão longo de treinamentos desde as primeiras semanas de seu trabalho, ainda em agosto, e poderá trabalhar o time com calma pensando na sequência do Nacional e também na Copa do Brasil, fase em que enfrentará o São Paulo nas semifinais. O problema de Dorival é mesmo o jogo deste fim de semana.

A partida contra o Flu pode ser o jogo de Dorival com mais desfalques na sequência de 22 duelos em menos de 60 dias. Além de Geuvânio, que vinha sendo titular com Dorival e atualmente se recupera de uma lesão na coxa direita, Zeca sofreu um estiramento na coxa esquerda no jogo contra o Figueirense e Victor Ferraz e Lucas Lima ainda tratam de dores nas costas e também um estiramento, mas na coxa direita.

Desde que o Peixe ascendeu no Campeonato Brasileiro ao entrar na briga pelo G4 e avançou na Copa do Brasil para chegar às semifinais que Dorival Júnior tem dito que não irá preservar peças na maratona de jogos. O treinador assumiu o risco de lesões musculares referentes ao desgaste e só lamentou de nos 11 dias livres para trabalhar não contar com jogadores a serviço da Seleção Brasileira, principal e olímpica.

O calendário do futebol brasileiro só terá essa interrupção porque as duas Seleções terão jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 e amistosos de preparação para as Olimpíadas de 2016. Pelas duas convocações, o Peixe não contará neste intervalo de treinos com Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Gabigol. Isso porque Zeca, que deverá ser cortado, também estava listado pela CBF.

- Isso praticamente vai me tirar a possibilidade de trabalhar a equipe, porque são 40% da equipe fora. O que seria um ponto altamente favorável para mim em particular vai ser uma perda considerável, porque os convocados vão continuar jogando, o desgaste vai ser o mesmo e a recuperação vai inexistir, porque vamos receber de volta um dia antes. O prejuízo todo será do Santos, porque não vou conseguir preparar a equipe sem quatro jogadores fundamentais, e isso vai provocar um prejuízo grande na semifinal também. Quem faz tabela não trabalha diretamente com futebol, não tem ideia do prejuízo que proporciona. Mas é o Brasil, não temos o que reclamar, temos que trabalhar, fazer o quê? - questionou o treinador, em tom de protesto.