Topo

Série B: Em clássico apimentado, Vitória supera o Bahia

03/10/2015 18h48

O Ba-Vi deste sábado, válido pela 29ª rodada da Série B do Brasileiro, teve um tempero para lá de apimentado. Expulsão, polêmicas, revolta e, claro, gols. Na partida que girou em torno das atitudes de Kieza (autor do gol do Tricolor de Aço), melhor para o Rubro-Negro baiano, que venceu de virada o rival por 3 a 1, na Fonte Nova. Os gols de Escudero, Rhayner e Diego Renan garantiram a festa em vermelho e preto na capital baiana.

Com o resultado, o Vitória chegou aos 52 pontos e se consolidou no G4. De quebra, diminuiu a vantagem para o líder Botafogo para quatro pontos e manteve o rival vitória fora da zona de classificação para a Série A do ano que vem (quinto com 47 pontos).

Kieza não precisou de 19 segundos para entrar na história do clássico e ser o centro das atenções da partida. O gol marcado pelo atacante, após cruzamento Tiago Real, foi o mais rápido dos confrontos entre Bahia e Vitória. Na comemoração, o artilheiro tirou a camisa (por baixo estava com a camiseta de uma organizada do Tricolor de Aço), peitou o steward e foi comemorar com a galera. Pela atitude, tomou o cartão amarelo.

Kieza com a camiseta de uma organizada do Bahia (Imagem: TV Globo/Rede Bahia)

O Vitória não ficou acuado e equilibrou rapidamente as ações. O jogo ficou aberto, com as duas equipes produzindo oportunidades de gols. Mas foi o Rubro-Negro baiano que chegou ao empate com Escudero, que aproveitou o rebote do goleiro Danilo. Quando a partida se encaminhava para o intervalo veio o "gran finale" de Kieza. Após o cruzamento, o atacante dominou com o braço e finalizou para o fundo do gol. O arbitro Leandro Vuaden marcou a infração, que gerou revolta do jogador. Por conta disso, o juíz aplicou o segundo amarelo e expulsou o artilheiro, que se recusou a sair de campo. Quando o fez, xingou:

- Vergonha, vai tomar no c... - desabafou.

Com um jogador a mais, o Vitória jogou com inteligência, explorando os espaços que tinha. O Bahia, aos poucos, foi acusando o golpe. E o gol de Rhayner, aos 12 minutos, foi um banho de água fria no Tricolor. Diego Renan, pouco depois, deu números finais ao clássico.

OUTROS JOGOS 

Nos outros jogos da tarde deste sábado, destaque para o triunfo do Atlético-GO sobre o Paysandu, em Goiânia, por 2 a 1. O triunfo do Rubro-Negro (que chegou aos 38 pontos) não tirou o Papão do G4. Contudo, caso o América-MG supere o lanterna Mogi Mirim fora de casa, a equipe paraense deixa o posto.

O Macaé foi outra equipe que se deu bem. Jogando em casa contra o ABC, saiu atrás no primeiro tempo ao sofrer o gol de Edno. Na etapa final, no entanto, virou com Juninho, Pipico e Fernando Neto e triunfou por 3 a 1. Com o resultado, a equipe carioca chegou aos 34 pontos e abriu oito de vantagem para o Z4.

Nos demais jogos desta tarde de sábado, o Oeste fez o dever de casa e passou pelo Náutico por 2 a 0. Com o resultado, a equipe paulista chegou aos 37 pontos, enquanto o Timbu permaneceu com 43. Já em Varginha, o CRB superou o Boa por 3 a 1. Com isso, a equipe alagoana alcançou os 40 pontos, enquanto os mineiros continuaram com 23 pontos na 18ª colocação.