Topo

A três etapas do fim do WCT, brazucas encaram 'decisão' na França

05/10/2015 20h02

O início da etapa de Landes (FRA) do Circuito Mundial de surfe (WCT), que aconteceria nesta terça-feira, às 2h30 (de Brasília), marcará uma verdadeira decisão para a elite brasileira da modalidade. Faltando apenas três eventos para o fim da temporada, os surfistas do país precisam dar o máximo para se manterem na briga pelo título. Os grandes oponentes são os australianos Mick Fanning, atual número um do mundo, e Owen Wright, quarto colocado. A janela de disputas vai até o dia 17 deste mês.

Segundo colocado na lista da Liga Mundial de surfe (WSL), Adriano de Souza, o Mineirinho, luta para recuperar a ponta. Vice-campeão em Trestles (EUA), quando perdeu a liderança para Fanning, ele soma 42.950 pontos, contra 44.700 do rival. Em terceiro, está Filipe Toledo (39.700), seguido por Wright (38.400).

Embora com chances mais remotas, o atual campeão Gabriel Medina ainda sonha com o bicampeoanto. Ele está em sétimo, com 30.650. Após um início de ano ruim, que o levou a amargar a 20 posição, o astro precisa de um bom resultado na França para não perder de vista a disputa.

A etapa francesa terá dez brasileiros no total. O número aumentou ontem com a confirmação de Caio Ibelli, vice-campeão do QS 10000 de Cascais, em Portugal, devido às ausências do sul-africano Jordy Smith e do australiano Matt Banting, que se recuperam de contusões. Caio está na quinta bateria, encabeçada por Mineirinho. O país será representado ainda por Ítalo Ferreira, Wiggolly Dantas, Jadson André, Miguel Pupo, Alejo Muniz e Tomas Hermes.

Como trunfo, os surfistas brasileiros apostam no bom retrospecto em eventos disputados na França. Até hoje, eles já faturaram seis títulos no país. É o segundo palco que mais rendeu conquistas, atrás apenas do Brasil. Em casa, foram sete.

Depois da etapa francesa, o Circuito Mundial passará por Peniche, em Portugal, em outubro, e Pipe Masters, no Havaí, em dezembro.