Topo

Uma das mais polêmicas convocações, Afonso Alves pendura as chuteiras

05/10/2015 20h16

Uma das convocações mais polêmicas dos últimos tempos na Seleção Brasileira, Afonso Alves pendurou as chuteiras. O agora ex-atacante utilizou as redes sociais nesta segunda-feira para anunciar a decisão de largar o futebol.

Afonso Alves ficou conhecido por ter sido chamado por Dunga após marcar 34 gols pelo Herrenveen, da Holanda, na temporada 2006/2007, número superior ao alcançado por Romário e Ronaldo em suas passagens pelo país. Em boa fase, ele foi lembrado pelo atual técnico em sua primeira passagem pela Seleção Brasileira.

Apesar do sucesso no futebol holandês, Afonso Alves recebeu diversas críticas no Brasil, que ainda não o conhecia. Ele não convenceu com a camisa da Seleção Brasileira e passou a ser ainda mais contestado, mesmo apesar de ter sido campeão da Copa América em 2007. Ao todo, foram oito jogos e um gol pela Amarelinha.

Aos 34 anos, Afonso Alves decidiu parar de jogar devido a muitos problemas clínicos. Ainda tentou atuar no Heerenveen, onde teve sua melhor fase na carreira, mas não foi aprovado nos testes físicos.

- Quero agradecer aos fãs do Heerenveen por me tratarem muito bem até agora. Também gostaria de agradecer ao clube. Hoje eu encerro minha carreira como jogador profissional, e quero aproveitar para agradecer meus fãs e amigos. Obrigado - escreveu o ex-atacante.

A convocação para a Seleção Brasileira fez Afonso Alves se transferir do clube holandês para o Middlesbrough, da Inglaterra. No entanto, não conseguiu suportar a pressão de ter sido o atleta mais caro da história do Boro (12,7 milhões de libras) e não repetiu as atuações do Heerenveen. Ficou apenas uma temporada e meia na Premier League.

O ex-jogador começou a carreira no Atlético-MG em 2001, mas ficou pouco tempo. Do Galo, foi para o futebol sueco até chegar ao Heerenveen. Jogou no Middesbrough e em três times do Qatar: Al-Sadd, Al-Rayyan e Al-Gharafa. Passou também pelo Cereso Osaka, do Japão.