Topo

Alan Araruna analisa gestão de marcas em evento de faculdade no Rio

06/10/2015 22h08

A "Gestão de Marcas no Futebol" foi  tema do dia inaugural da "I Semana de Marketing Esportivo", na noite desta terça-feira. Com experiência de 15 anos no ramo, o advogado Alan Araruna fez um "workshop" na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), dando seguimento à atividade que teve início mais cedo, com a palestra do brasileiro Saam Momen, da Uefa.

Araruna falou sobre a relação entre empresários, jogadores e clubes no que diz respeito ao mercado de transferências. 

- O trabalho do gestor de carreira de atleta de futebol atualmente engloba diversas questões atinentes ao melhor desempenho profissional do atleta. Certamente, o relacionamento do gestor de carreiras com clubes, atletas (seus clientes) e outros empresários é fundamental para o seu sucesso - disse ele, que também comentou a principal novidade do ano no ramo do agenciamento de carreiras de atletas. 

- Desde abril de 2015, temos uma nova regulamentação sobre o agenciamento de carreiras no futebol. A matéria é regulada por uma RDP (Resolução de Previdência da CBF n? 05/2015) que traz novos conceitos para a função. Por exemplo, a possibilidade de se registrar uma pessoa jurídica para a função de intermediário, a nova designação para o conhecido empresário de futebol.  

A faculdade realiza o evento em parceria com o instituto IAJ. A programação vai até sexta-feira, trazendo debates sobre "Mídias & Comunicação" e "Mercado do futebol no Rio de Janeiro". Antônio Tabet (Kibe), VP de comunicação do Flamengo, e Renato Fernandes, marketing digital do canal Premiere, da Globosat, levarão o primeiro tema para debate na quinta-feira. No mesmo dia, haverá um "workshop" de Gabriela Franco, coordenadora de proteção às marcas dos Jogos Olímpicos Rio 2016.  

Já na sexta, a palestra sobre o mercado do futebol será ministrada pelo diretor comercial do Maracanã, Marcelo Hargreaves, e por gerentes de marketing dos quatro grandes clubes do futebol carioca (Bruno Spindel - Flamengo; Bernardo Pontes - Vasco da Gama; Márcio Padilha - Botafogo; e Marcone Barbosa - Fluminense). Finalizando as atividades, o evento terá o último "workshop", desta vez produzido por André Galdeano, gerente jurídico do Flamengo.