Topo

Contra o câncer de mama, Espírito Santo FC veste rosa em outubro

06/10/2015 08h02

Em outubro, diversos esportes são tomados por ações de conscientização sobre o câncer de mama. Mas o Espírito Santo Futebol Clube decidiu não só apoiar a luta contra a doença, como também participar dela. Por causa do Outubro Rosa, a equipe lançou um novo uniforme para ser utilizado exclusivamente durante este mês, nos jogos com mando de campo na Copa Espírito Santo. A cor, é claro, não poderia ser outra: rosa. A camisa também foi colocada à venda e parte da receita será destinada à Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).

- O Espírito Santo é um clube com cunho social. Em maio, levamos cerca de 90 crianças de um projeto beneficente para entrar com os jogadores e assistir a um jogo nosso no Quadrangular Final da Série B do Campeonato Capixaba. Ao longo da nossa história, sempre iremos fazer ações deste tipo. Para essa do Outubro Rosa, ouvimos a opinião de algumas mulheres e mostramos a elas alguns modelos de camisa para escolherem - afirma André Leibel, gestor do Espírito Santo.

O uniforme rosa mostrou que é pé-quente: na primeira partida com o novo manto, no último sábado, o Espírito Santo FC goleou o Linhares por 4 a 0, no Estádio Salvador Costa, em Vitória, pela 13ª rodada da Copa Espírito Santo. Parte da renda da bilheteria desta partida também foi destinada à Afecc. O time lidera a primeira fase da competição e já está classificado para as semifinais. O sucesso da camisa dentro de campo se repete fora dele. Segundo André Leibel, o machismo não tem espaço no 'Santão' e cor rosa pode ser adotada pelo clube no futuro.

- Como está atrelado a um projeto social, não percebemos preconceito nenhum com o uniforme. Tivemos muita aceitação e a procura da camisa está enorme, inclusive entre os homens. Nós temos o rosa nas nossas cores, que são a mesmas do estado do Espírito Santo (rosa, azul e branco). Então, não descartamos fazer um terceiro uniforme rosa no ano que vem - disse Leibel.

Time do Espírito Santo posa com o uniforme da campanha no jogo com o Linhares (Foto: Divulgação)

O uniforme também ganhou apoio dentro do elenco. Nome mais conhecido do time, o zagueiro Tiago Martinelli, ex-Vasco e Cruzeiro, não se importa em vestir rosa por uma causa nobre.

- Antes de sermos atletas, somos cidadãos. É muito importante que cada um se esforce para melhorar a vida das pessoas. O câncer é coisa séria, mas todos podem ajudar a combater - disse Thiago.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade em geral para a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento nasceu nos Estados Unidos no início da década de 1990.