Topo

Jogador mais caro do Porto 'abandona' a França e escolhe a Bélgica

06/10/2015 12h30

Jogador mais caro da história do futebol português, o meio-campo Imbula, que chegou ao Porto no início desta temporada, desistiu de defender a seleção francesa. De origem congolesa, o jogador passou boa parte da infância e da juventude na França e defendeu as equipes de base dos Bleus. Porém, ao sentir que não terá chances de ir para o time principal, resolveu optar pela Bélgica, já que nasceu lá. O próprio volante anunciou sua decisão através do Twitter.

- O meu objetivo é estar na Eurocopa de 2016, e para chegar lá, tive que fazer uma escolha. Há muita concorrência na seleção francesa para mim. Espero que compreendam. Escolhi a Bélgica porque acho que para mim não tenho chances com a França. Espero conseguir ser um Diabo Vermelho - disse Imbula, de 23 anos, fazendo referência ao apelido da seleção de Hazard, De Bruyne e Courtois.

E parece que uma convocação pode, de fato, acontecer em breve. O técnico da seleção belga, Marc Wilmots, esteve no Estádio do Dragão na semana passada e acompanhou a boa atuação do meia na vitória do Porto por 2 a 1 sobre o Chelsea pela Liga dos Campeões. Neste jogo, aliás, o principal craque da Bélgica, Hazard, ficou no banco de reservas dos Blues e só entrou no segundo tempo. Courtois, machucado, não jogou.

Imbula ficou durante a maior parte de sua juventude no Racing, de Paris, mas também teve uma breve passagem pelo PSG. Profissionalizou-se em 2009 pelo Guingamp, e em 2013 foi para o Olympique de Marselha, aonde se destacou e chamou a atenção do Porto. O Dragão acabou pagando 25 milhões de euros (R$ 108 milhões). para acertar com o jogador, que tem se destacado no início da temporada.