Topo

MP espanhol absolve Messi, mas pede prisão de seu pai por sonegação

06/10/2015 10h44

Fora do Barcelona e da seleção argentina devido a uma lesão, Lionel Messi está cuidando de sua vida privada. Ele foi absolvido pelo Ministério Público da Espanha por acusação de crime fiscal no país após investigação. No entanto, o órgão solicitou a prisão de seu pai, Jorge Horário, por 18 meses. A informação é da agência de notícias "Efe".

A participação de Messi na sonegação de 4,1 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões) entre 2007 e 2009 já vinha sendo colocada em dúvida pelo MP local. O arquivamento do processo se deu após ouvir o depoimento do jogador. No entanto, ele ainda é suspeito de participação no esquema em processo movido pela Receita Federal.

Messi e seu pai começaram a ser investigados após denúncia do jornal "El Pais", com base em um suposto esquema para não declarar dinheiro que era desviado para paraísos fiscais e contratos para prestação de serviços em outros países. Depois disso, o montante voltava limpo e livre de impostos para a Espanha.

Diante disso, o jogador e Jorge Horacio prestaram depoimento. O pai de Messi ainda pagou 5 milhões de euros à Receita Federal da Espanha para não ser incluído em crime de responsabilidade civil. O craque do Barcelona teve, em junho, recurso negado pela justiça, mesmo depois de seu pai e empresário ter assumido a autoria.