Topo

Joseph Blatter pode estar perto de receber uma suspensão de 90 dias da Fifa

07/10/2015 14h10

O Comitê de Ética da Fifa está fazendo uma investigação que envolve o seu próprio presidente, Joseph Blatter, e Michel Platini, da Uefa. O suíço deve ser suspenso de suas atividades por 90 dias. Será a maior punição dessa natureza já feita pela entidade. A busca é por contratos desfavoráveis à entidade mundial e de fazer pagamentos desleais ao francês, que foi consultor técnico do órgão mundial justamente na época dos acordos.

De acordo com a Press Association, o comitê está investigando um pagamento de 2 milhões de francos suíços (R$ 7,8 milhões) que Platini recebeu em 2011 por um trabalho feito praticamente uma década antes para a Fifa. O francês alega que deu todas as informações sobre o caso, mas que responde apenas como testemunha.

Platini alega que o dinheiro recebido foi uma "compensação válida" pelos serviços prestados praticamente nove anos antes de receber o valor. O francês deve se livrar de receber a mesma punição do presidente da Fifa.

A investigação em cima de Blatter envolve ainda irregularidades em contratos de direitos de televisão de 2005, ao lado de Jack Warner, ex-presidente da Concacaf. Os advogados do suíço garantem que o dirigente é inocente e que está cooperando totalmente com a investigação.

A possível suspensão vem logo depois de Blatter garantir que fica como presidente da Fifa até fevereiro. Ele venceu a última eleição, mas por conta da pressão externa, resolveu renunciar e convocar um novo pleito, que deve acontecer no início de 2016.