Topo

Ainda buscando patrocínio, Fininho avança no Oi SuperSurf dando show

08/10/2015 16h59

O paraibano José Francisco Filho, o Fininho, continua se destacando nas ondas e ainda busca o sonhado patrocínio. Ex-morador de rua, ele teve sua história contada pelo LANCE! na terceira etapa do Oi SuperSurf e segue na luta para se manter como surfista. Para isso, ele vem mostrando serviço em seu primeiro ano entre os profissionais. Depois do quinto lugar em Joatinga (SC), Fininho começou com tudo a etapa final da competição, disputada na praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Ele avançou para a quarta fase dando show, como líder de uma bateria com grandes nomes, que tinha Gustavo Fernandes, campeão brasileiro em 2008, Pedro Scooby, que vem dando show no torneio, e Jerônimo Vargas.

Estreando em Saquarema nesta quinta-feira, Fininho começou mal a bateria, que teve como líder Scooby no início. Aos poucos o paraibano foi se soltando e pegou uma onda em que deu show de manobras, arrancando aplausos do público e garantindo o primeiro lugar com a melhor média de pontos do torneio até aqui. Pedro Scooby, que passou na liderança das baterias das primeira e segunda fases, acabou em segundo lugar e também segue na competição.

- Estava focando ali, peguei altas ondas, minha prancha está no pé, consegui fazer duas notas boas. E a bateria foi muito difícil, os caras surfam muito. Eu sabia que teria que dar o meu melhor para ganhar deles, e consegui boas notas e passar em primeiro - analisou Fininho.

Assim como nas outras etapas, o surfista paraibano ainda precisar contar com ajuda de amigos para competir. Ainda sem ter um patrocinador, ele não desanima e segue focado em continuar com bons resultados e chamar a atenção de parceiros.

- Não consegui patrocínio ainda, está difícil. A gente tem que trabalhar mais, treinar mais, mostrar mais quem eu sou. Vários amigos meus estão me ajudando. Para essa etapa eu vim com ajuda de hospedagem e alimentação do meu amigo Fábio e a esposa dele, que tem uma casa aqui e estou lá, recebendo maior apoio. Então está assim ainda, vamos que vamos - revelou.

Ainda bastante jovem, com apenas 20 anos, Fininho avaliou o seu primeiro ano como profissional. Hoje em dia ele diz que está muito mais focado, confiante e vem se preparando melhor para as competições.

- Estou bem mais focado, mais confiante também. No começo do circuito eu estava um pouco com medo, pensando assim "os caras surfam muito", estava começando como profissional, então foi bem difícil. Tanto que perdi no primeiro round em Maresias, no segunda na Praia Grande, já na Joatinga eu fui mais focado mesmo, com as pranchas certas também e consegui terminar em quinto lugar na etapa. De lá para cá mudou muita coisa, eu treinei bastante antes de vir aqui para Saquarema. Estou feliz e espero ter um bom resultado no final do circuito.

José Francisco Filho fugiu de casa ainda criança junto com seu irmãos após sofrer com os pais, que eram alcoólatras. Ele foi acolhido por pessoas que o ajudaram e hoje segue na luta para se manter como surfista profissional.