Topo

Flu divulga imagens da fase final de produção do busto de Oscar Cox

08/10/2015 15h15

Os financiamentos coletivos (crowdfunding) realizados pelo Fluminense vem dando muito certo. O último que teve sucesso pelo Tricolor foi a FluFesta, uma grande festa de aniversário do clube que contou com a ajuda dos torcedores e financiou a realização do busto em homenagem a Oscar Cox, fundador do clube e responsável por trazer o futebol para o Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, imagens do monumento foram divulgadas nas redes sociais do clube. Ele passará pelos últimos detalhes antes de ser banhado em bronze.

- Oscar Cox foi o grande responsável pelo futebol ter chegado ao Rio de Janeiro. Ele pensou no esporte de forma profissional. Depois de Estácio de Sá, é o maior carioca de todos os tempos. Antes o Rio era como uma fotografia em preto e branco. Depois de Oscar Cox ela deixou de ser a cidade das regatas para se tornar a cidade do futebol. E o Fluminense foi a melhor das ideias que o homem já teve. Oscar Cox merece muito esta homenagem - disse.

Dhaniel Cohen, outro membro do Flu-Memória, lembrou o sucesso dos financiamentos coletivos do Fluminense. Ele lembrou que os bustos de Washington e Assis também foram realizados por crowdfunding.

-  De 2012 para cá, sempre por meio de financiamentos coletivos, ou seja, com projetos autossustentáveis, conseguimos produzir homenagens a ícones da história tricolor. Graças à mobilização da torcida, Nelson Rodrigues, Washington e Assis foram eternizados em bronze nas Laranjeiras nos últimos anos. Agora, enfim, chegou a vez de fazer justiça a Oscar Cox, que merecia um reconhecimento à altura de todo o legado que deixou para o futebol brasileiro ao fundar o Fluminense Football Club.

Artista responsável pela obra, Antônio Liboredo contou o significado de ter sido escolhido para mais esta iniciativa. Ele também foi autor dos bustos do Casal 20.

- De certa forma, fazer estes bustos também é uma forma de eternizar meu nome e da minha família. Sou muito feliz e grato ao Fluminense. Tenho alguns filhos (bustos) por lá e vou visitar o clube regularmente. Oscar Cox é digno de toda homenagem. Tem uma história muito importante na nossa sociedade.