Topo

Imprensa mundial repercute punições dadas a Blatter e Platini: 'Fifagate'

08/10/2015 17h34

O anúncio das suspensões do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e do mandatário da Uefa, Michel Platini, tomou conta do mundo do futebol. A decisão, tomada pela Comissão de Ética da maior entidade do futebol mundial, foi vista entre surpresa e ironia por vários veículos da imprensa.

O LANCE! mostra abaixo como o afastamento por 90 dias dos dirigentes, acusados de corrupção, foi relatado na imprensa.

 

AS (Espanha)

Definido a série de denúncias de corrupção envolvendo dirigentes da Fifa com o curioso nome de "Fifagate",  o diário espanhol "As" afirmou que a série de punições desta quinta-feira deixará um grande ponto de interrogação quanto ao futuro da entidade máxima do futebol mundial. A publicação ainda apontou que a candidatura de Platini ficou em aberto: "é difícil saber se o francês poderá seguir agora com seus planos, ainda que a suspensão cautelar termine a tempo de ele concorrer às eleições de fevereiro".

 

L'EQUIPE (França)

Além de noticiar as punições dos dirigentes, o diário francês apontou que Blatter foi acusado de "má gestão e abuso de confiança" e apontou quem tendem a ser os substitutos temporários do suíço e de Platini. A reportagem detalha que Issa Hayatou ocupará o cargo da presidência da Fifa, enquanto Angel Maria Villar estará à frente da Uefa.

LA GAZZETTA DELLO SPORT (Itália)

Além de detalhar como foi a suspensão para a dupla de dirigentes, o diário italiano abre um extenso espaço para analisar a resposta de Michel Platini às acusações. O ex-jogador e atual presidente da Uefa se diz "injustiçado" e garante: 'Nada vai me fazer desistir'.

OLÉ (Argentina)

A reação do diário "Olé" é marcada pela ironia. Além de colocar o título "Os suspeitos de sempre", a publicação enumera a série de punições determinada pela Comissão de Ética da Fifa e diz: "Bingo!".