Topo

OPINIÃO: 'Blatter, Valcke e Platini mancharam a imagem do futebol'

08/10/2015 16h31

O trio Joseph Blatter, Jerome Valcke e Michel Platini tem muito a explicar. Nenhum dos três tem credibilidade e eles acabaram manchando a imagem do futebol mundial.

Blatter, que conhece os porões da Fifa desde os tempos de João Havelange e tem sua administração na berlinda, com uma série de suspeitas de corrupção, e Valcke, que saiu da entidade depois de um negócio muito mal explicado no departamento de marketing e voltou com mais força que antes, sempre trataram a entidade que dirige o futebol como um negócio particular.

As denúncias que não param de pipocar sobre pagamento e recebimento de propina, compra de votos para escolha das sedes dos Mundiais e outras mais são extremamente graves e até agora não foram respondidas nem por Blatter nem por Valcke, que era o secretário-geral da federação.

Blatter e Platini foram suspensos por 90 dias na Comissão de Ética da Fifa (foto:Mchael Buholzer/AFP)

Já Platini considero uma piada de mau gosto. Como escrevi na minha coluna no diário LANCE! de terça, é inacreditável pensar que ele pode assumir a Fifa no lugar de Blatter. Trocar o suíço pelo francês é o velho seis por meia dúzia.

Platini não conseguiu justificar os mais de R$ 8 milhões que recebeu de Blatter em 2011, segundo um jornal britânico para retirar sua candidatura a presidente da Fifa naquele ano. Tampouco explicou direito o apoio ao Qatar como sede da Copa de 2022, um país sem tradição no esporte e com um calor infernal no período em que normalmente acontece o Mundial. Mas o Qatar tem muita grana. E passou a investir forte no futebol francês.

O futebol mundial não pode ser tratado como um produto lucrativo para um grupelho que se apoderou do jogo, das Copas do Mundo e das Copas das Confederações, entre outros torneios rentáveis, rentáveis pacas aliás. É um negócio bilionário para ficar nas mãos de tão pouca gente e com reeleições ilimitadas para presidente, tanto que Blatter está na direção da Fifa desde 1998. E seu companheiro Havelange presidiu a mesma durante 24 anos antes dele. Não dá. E agora só faltava Platini no lugar de Blatter... Seria o cúmulo.

Enquanto não explicarem o que aconteceu acho bom os dois e Valcke ficarem afastados do futebol. Precisamos não só de novas lideranças, novas vozes, mas de mudanças na estrutura da Fifa, que deveria passar por um processo de democratização. Como a CBF, aliás, que também vive nas mãos de um grupinho que trata a Seleção e nosso futebol como algo particular, privado, e não como um patrimônio nacional, como deveria ser.