Topo

Blatter vai recorrer contra suspensão de 90 dias, diz jornal dos EUA

09/10/2015 09h37

Joseph Blatter já prepara sua defesa contra a suspensão de 90 dias dada pelo Comitê de Ética da Fifa. Segundo o jornal "New York Times", os advogados do suíço pretendem recorrer contra o a punição. A publicação teve acesso a um documento dos representantes do dirigente, que consideram o sanção prematura, sem que ele pudesse tentar provar sua inocência.

Os advogados do cartola ponderam que ele foi apenas acusado pela Justiça suíça, e não condenado. Na opinião deles, o Comitê de Ética teria se equivocado em sua decisão. Além disso, eles querem uma audiência oficial, para que Blatter possa se defender. Segundo o jornal, o dirigente teria tido apenas uma 'curta conversa com os investigadores'.

O escândalo da Fifa estourou no fim do mês de maio, às vésperas da eleição na entidade, que confirmou Blatter mais uma vez no poder. No entanto, a prisão de sete executivos da entidade, mais um vulcão de denúncias contra outros dirigentes, fez o suíço renunciar ao cargo após tomar posse, afirmando que ficaria apenas até o fim do próximo pleito.

Blatter passou a ser suspeito somente na última semana, quando surgiu uma investigação criminal da Procuradoria Geral da Suíça, por suspeita de má gestão e apropriação indébita. Apesar disso, o presidente da Fifa disse que se manteria no cargo até o fim da eleição, marcada para fevereiro.

O dirigente foi afastado juntamente com o presidente da Uefa, Michel Platini, e o ex-secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke. Eles estão proibidos de realizar qualquer atividade ligada ao futebol pelo prazo de 90 dias, que podem se estender por mais 45. Blatter foi substituído pelo camaronês Issa Hayatou.