Topo

Brasileiro acredita em pódio para evento-testa do mountain bike

09/10/2015 12h08

O Rio de Janeiro já faz a contagem regressiva para os Jogos Olimpicos do ano que vem. Neste final de semana, acontece no Complexo de Deodoro o 13º evento-teste para a competição: Desafio Internacional de Mountain Bike. A competição reunirá alguns nomes importantes do esporte como os franceses Julien Absalon, número 1 no ranking mundial de cross country, e Pauline Ferrand-Prevot, atual campeã mundial, além da canadense Catharine Pendrel.

Quem também estará na disputa é o brasileiro Luiz Henrique Cocuzzi, que é tricampeão nacional sub-23. O atleta, que na manhã desta sexta-feira esteve presente no lançamento de um conjunto de componentes eletronicos da marca Shimano, falou que vive grande expectativa para conhecer a pista onde acontecerão as provas do desafio e da Olimpíada.

- A pista olímpica tem como costuma não ser utilizada com elementos da natureza ou algo pronto. Ela começa do zero, tem uma série de detalhes. Estou muito ansioso para ver de perto. Já vi por vídeo, mas pude perceber que ela não dará vantagem para ninguém - declarou.

Cocuzzi também não mostrou qualquer tipo de preocupação para o evento-teste do mountain bike. Diferente do que ocorreu com o BMX na semana passada, quando teve adiamentos e competidores machucados, o brasileiro acredita que mesmo o percurso sendo inédito para todos não causa receio nos participantes.

- São situação diferentes. Nós já estamos preparados para qualquer tipo de situação. É a natureza do nosso esporte chegar em uma pista em que não tenhos conhecimento. Estamos lá para fazer o negócio acontecer e tenho certeza que todos vão gostar do palco da disputa - afirmou.

Sobre a possibilidade de um pódio neste fim de semana, Luiz Henrique Cocuzzi acredita que é algo possível, sobretudo que a pista deixa todos em condições iguais de desempenho.

- Acho que será uma disputa em aberto. Teremos grandes nomes, campeões mundias, medalhistas olímpicos. Sei das dificuldades, mas trabalhamos sempre pela vitória e pelo melhor resultado - analisou.

O úncio ponto que Cocuzzi lamentou para o Desafio Internacional de Mountain Bike é a falta de público, uma vez que o evento-testa será fechado apenas para competidores e familiares.

- Realmente a presença da torcida faria a diferença. Essa energia nos ajuda, mas infelizmente o evento só será aberto para os familiares e competidores. Seria bacana ver como vai ser na Olimpíada - disse.