Topo

Conmebol divulga nota de apoio a Platini e critica suspensão do francês

09/10/2015 19h18

A Conmebol divulgou, nesta sexta-feira, uma nota oficial defendendo o presidente da Uefa, Michel Platini. Na última quinta-feira, o francês foi banido de qualquer atividade ligada ao futebol por 90 dias por conta do recebimento uma fortuna ilegal do presidente da Fifa, Joseph Blatter, também suspenso pelo mesmo período.

A entidade sul-americana considera a decisão tomada pelo Comitê de Ética da Fifa como "desproporcional e intempestiva".

- É imperativo que a justiça esportiva siga em curso com a finalidade de esclarecer com prontidão e de forma definitiva todo o caso. Mas, ao mesmo tempo, a presunção de inocência é um direito fundamental que deve ser considerado. O senhor Platini não foi declarado culpado de nenhuma acusação e sua suspensão provisória coloca em risco toda a integridade do processo eleitoral da Fifa, no qual ele participa como candidato. Por este motivo, a juízo da Confederação Sul-Americana de Futebol, a suspensão é considerada desproporcional e intempestiva.

As punições têm efeitos imediatos e vão até cinco dias antes de 26 de fevereiro, quando será realizada uma nova eleição para presidente da entidade. Platini é considerado um forte candidato no pleito.

No fim do texto, a Conmebol reforça o apoio ao francês para o cargo máximo do futebol.

- A Confederação Sul-Americana de Futebol insiste pela reconsideração da suspensão provisória a qual foi imposta o Sr. Platini e que a este seja permitido, sem prejudicar seus direitos como candidato, a continuar a sua candidatura à presidência da Fifa com todas as garantias. Nestes tempos difíceis que exigem uma reforma integral da Fifa, a CSF crê firmemente na capacidade de Platini para dirigir a Fifa e orientar o mundo do futebol em um futuro mais brilhante.