Topo

'Corrida das Torcidas' faz a vez do Brasileirão no Rio de Janeiro

09/10/2015 19h45

As Eliminatórias para a Copa do Mundo proporcionaram uma breve pausa no calendário dos clubes. Mas enganam-se os que pensam que não haverá Brasileirão durante o fim de semana. O principal campeonato de futebol do País vai entrar em cena de uma forma um pouco diferente da habitual. E não se trata de mais uma rodada (30ª) do certame que caminha para a linha de chegada. Neste domingo (11), a corrida não será pelo título, lugar no G4, tampouco contra o rebaixamento. A partir das 8h, mais de 2500 pessoas estarão reunidas no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, com um único objetivo: homenagear suas equipes de coração na "Corrida das Torcidas".

Cinco estados vão ser representados. Cada participante escolhe um time e, então, começa, perto da Marina da Glória, a disputa que dará troféu aos três clubes com o maior número de inscritos e com melhor índice técnico (desempenho na prova). Pelo menos 20 equipes já foram selecionadas, incluindo Guarani, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, América e Goiás.

O Rio de Janeiro contará com a presença de aficionados das suas quatro principais agremiações. Mas é do Fluminense que vem o maior "perigo" às vésperas do dia das crianças e de uma data pouco comemorativa.

- Por ter um nariz avantajado e, ao entrar na empresa que trabalho, ter o azar de ser contemplado com uma enorme espinha, fui logo apelidado de Bruxa. Esse apelido pegou de tal maneira que poucos me conhecem como Luiz Claudio. Certa vez, corríamos a volta da Pampulha e eu seguia lado a lado com um companheiro de trabalho. Em determinado momento, houve um afunilamento e havia espaço para somente uma pessoa passar. Esse meu amigo, falou: "Deixa eu passar, Bruxa". A menina que estava na nossa frente ficou enraivecida porque achou que ele a estava chamando de bruxa. Por mais que ele tentasse explicar que estava se dirigindo a mim e não a ela, ela seguiu bastante ofendida - conta o químico carioca Luiz Claudio, de 54 anos, residente de São Paulo.

Porém, não só de histórias engraçadas vivem os apaixonados pelo futebol. Em 2009, quando o Flamengo faturava o seu último Campeonato Brasileiro, o engenheiro uruguaio Jose Eduardo iniciava uma luta pela sobrevivência.

- Há seis anos, tive uma doença reumática. Estava em casa, onde estou sentado agora e eu não podia levantar. Todo mundo tinha que me ajudar. Estava completamente paralisado. Nenhum médico resolvia o meu problema. Fui no médico de uma universidade do Rio de Janeiro, Dr. Evandro Klumb, e ele que encontrou o meu problema. Sou diabético, além de ter essa doença, mas agora consigo correr, trabalhar - resume o aniversariante da última quarta-feira (76 anos), que acabou de conquistar o segundo lugar numa prova disputada na semana passada.]

No Brasil desde 1968, Jose carrega duas paixões: o Peñarol (URU) e o Flamengo. E, apesar de garantir que usará a camisa da corrida no domingo, confessa qual o lado fala mais alto:

- Hoje em dia, vou ser sincero, é Mengão.

Cada vez mais próximo de retornar à Primeira Divisão na disputa dentro das quatro linhas, o Botafogo aguarda um reforço da capital federal. O Alvinegro Duilio não perde uma partida do Glorioso e desembarca na Cidade Maravilhosa sempre que possível.

- Sou boliviano de nascimento e escolhi esse time pela glória do seu passado, muito reverenciada nos países da América do Sul, em particular, e do mundo em geral. Sempre vou aos jogos no Engenhão com meu filho tricolor, e o acompanho nos jogos do Fluminense. Sou o único botafoguense da família. Minha mulher, meu filho mais velho e minha filha são flamenguistas - afirma o botafoguense morador de Brasília, figura certa na prova.

O Vasco vai ter de lidar com um "desfalque". Leone Ramos competirá com o pai e o tio. Todos são rubro-negros e "responsáveis" pela queda do número de cruz-maltinos na prova.

- Meu irmão mais velho, até os 20 anos de idade, era vascaíno. Levamos ele à força para um jogo do Flamengo e não teve jeito. No mesmo dia, virou a casaca. Hoje ele é Flamenguista fanático - revela Leone.

No entanto, em Niterói-RJ, existe um vascaíno que fará de tudo para o time da Cruz de Malta não sentir a referida "ausência". João Carlos coleciona camisas de todas as equipes que enfrentam o rival Flamengo. A empreitada já lhe rendeu aproximadamente 700 peças.

- Acompanhei o Vasco em diversos estados do Brasil, tive a oportunidade de estar em jogos fora, com a Dulce Rosalina, a fundadora da Renovascão, a qual eu tive sempre profunda admiração, pela sua história no Vasco e para o Vasco - frisa João, operado duas vezes (1995 e 2004) devido a uma arritmia cardíaca e uma otite crônica.

Além das principais forças do Estado, os anfitriões levarão para as ruas uniformes de times como São Cristóvão e AD Itaboraí. O campeão da Série C Carioca entrará na pista com o gonçalense Anderson do Livramento, 41, experiente em São Silvestre e Meia Maratona. Ele promete não poupar os "adversários".

- Tive problemas nos treinos, mas pretendo completar entre 45 e 49 minutos - projeta o vendedor e torcedor do Itaboraí.

A região Sul do País também será lembrada. Primeiro time fora da zona da degola no Campeonato Brasileiro, o Coritiba, assim como o Vasco, segue a batalha pela permanência na elite nacional. No entanto, na disputa entre os fanáticos, um casal almeja elevar o nome do Coxa-Branca.

- Estamos na agonia de fugir do rebaixamento no Brasileirão. Quando o Coxa perde, a Dona Sonia fica furiosa e, quando ganha, fica eufórica. Moramos em Curitiba, mas temos um apartamento em Laranjeiras. Sempre que possível, vamos ao Rio, cidade que adoramos. Sou viciado em corridas de rua, gosto muito de Meia Maratona, sempre corro as do Rio - explica José, há 31 anos o marido da Dona Sonia Domanski.

O Paysandu, que já derrotou o Boca Juniors (ARG) em La Bombonera, mandará a ilustre Luciana. A esperança do Norte já competiu na Noruega, Islândia e Estados Unidos. Agora, quer fazer história na data da maior festividade do Pará, o Círio de Nazaré.

- Vou homenagear minha família, que é paraense, além do meu pai, que morreu há alguns anos e era fanático pelo Papão da Curuzu - diz ela.

A Corrida das Torcidas, que teve sua primeira edição em 2012, será disputada num percurso de 10 km. Ídolos de clube do Rio, Andrade, Beto, Leandro Ávila e Renato Carioca comparecerão ao evento, representando as equipes rubro-negra, alvinegra, cruz-maltina e tricolor, respectivamente. Entretanto, somente o último "padrinho" participará da atividade. Todos darão a largada e irão interagir com os competidores, inclusive distribuindo autógrafos.