Topo

Gre-Nal do Gauchão-2016 também valerá para a Liga Sul-Minas-Rio

09/10/2015 18h23

O resultado do Gre-Nal da fase de classificação do Campeonato Gaúcho-2016 também valerá para a Liga Sul-Minas-Rio, que, nesta sexta-feira, teve o aval da CBF para ser realizada pela primeira vez a partir do ano que vem. O acordo foi confirmado por Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, e um dos maiores entusiastas da nova competição.

Tal acordo foi sacramentado na última quinta, em Curitiba, durante nova reunião entre presidentes e dirigentes dos clubes que integram a Liga, que teve a Arena da Baixada como sede. Como a Rede Globo, através da RBS, já tem os direitos de transmissão do Gauchão e o Estadual possui os seus próprios patrocionadores, tais questões não serão infringidas. Apenas o resultado do jogo em si contará para a Primeira Liga.

- Definimos essa questão e todas as partes aceitaram. Vamos respeitar a questão econômica da Rede Globo e da RBS, por exemplo. O Gre-Nal será utilizado apenas pelo valor desportivo - destacou Bolzan, ao LANCE!.

O Gre-Nal com "peso dois" foi bem recebido por Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e, desde o início, contrário ao novo torneio já a partir de 2016. Ele entende que a competição poderia começar em 2017, quando o Gauchão passará a ter 12 datas ao invés das atuais 19.

Novelletto, no entanto, se preocupa com as placas de publicidade para o Gre-Nal em questão, já que elas não poderão ser alteradas em caso de patrocinadores diferentes daqueles já certos. Ou seja: as empresas interessadas em divulgar suas marcas em jogos da Primeira Liga não terão esse Gre-Nal como opção. 

Segundo Alexandre Kalil, que atua como CEO da Primeira Liga, Rede Record, Esporte Interativo e ESPN já manifestaram interesse em transmitir a competição. Caso a emissora que comprar os direitos de transmissão da Liga Sul-Minas-Rio não for a mesma do Gauchão, esse Gre-Nal não poderá ser transmitido pela emissora em questão.