Topo

Marcada para fevereiro, eleição na Fifa pode ser adiada, diz agência

09/10/2015 16h39

As suspensões provisórias por 90 dias de dirigentes como Joseph Blatter, presidente da Fifa, e Michel Platini, mandatário da Uefa, podem fazer a entidade máxima do futebol mundial adiar adiar a eleição, marcada para o dia 26 de fevereiro de 2016. Uma reunião de emergência vai decidir uma possível alteração da data, de acordo com a Agência "Reuters".

Esse encontro poderia acontecer no dia 20 de outubro, segundo informou a Fifa em seu site oficial. Procurado pela agência, o porta-voz da Fifa disse que o Comitê Executivo da entidade pode mudar o dia da eleição.

E MAIS

- Blatter vai recorrer contra suspensão de 90 dias, diz jornal dos EUA

- Justiça suíça autoriza extradição de outro cartola da Fifa; Marin aguarda

- Por enquanto, a programação segue como a prevista inicialmente - disse.

Platini, Blatter e o ex-secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke foram punidos por 90 dias de qualquer atividade ligada ao futebol. O ex-jogador foi suspenso pelo Comitê de Ética da entidade por conta de um pagamento de R$ 10 milhões feito pelo suíço, em 2011. Os dois dirigentes ainda não conseguiram explicar o motivo do depósito desta quantia.

A pena pode ser prorrogada por mais 45 dias. Com a suspensão de Blatter, o vice-presidente mais antigo da Fifa, Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol, assume interinamente. Ele anunciou em nota oficial que não será candidato à presidência.