Topo

Seleção olímpica arrasa a frágil República Dominicana em Manaus

09/10/2015 23h23

Ocorreu o esperado no duelo entre a Seleção Olímpica e o modesto time principal da República Dominicana, nesta sexta-feira, na Arena da Amazônia, em Manaus, que recebeu um dos seus maiores públicos do ano (24.626 presentes). Sem forçar muito e com jeitão de treino, os comandados de Rogério Micale golearam por 6 a 0. os gols foram de Gabriel Jesus, Maicon e Luan no primeiro tempo; Valdívia, Fred e Gabigol, na etapa final. Na próxima segunda-feira, o Brasil Sub-23 enfrentará o Haiti, também na Arena da Amazônia. 

O Brasil olímpico entrou com 12 alterações em relação ao time que perdeu o amistoso para a França no mês passado. E considerando o time titular que trabalhou durante toda a semana para esta primeira partida, a novidade foi a entrada do lateral-direito João Pedro. O palmeirense, que nem sequer havia sido convocado e acabou entrando no lugar do santista Zeca, que se machucou, herdou a vaga porque na lateral esquerda tanto o titular Douglas Santos (Atlético-MG) quanto Wendell (Bayern Leverkusen) sofreram, ambos, com indisposição estomacal e o lateral Maicon (que defende o Livorno/ITA) jogou pela esquerda.  

Gabriel Jesus corre para comemorar o primeiro gol do Brasil Sub-23 sobre a República Dominicana (Foto: Raphael Alves/AFP)

Embora muito frágil, ocupando apenas a posição 119 do ranking da Fifa e treinada por um técnico interino - Roberto Bernabé, da Seleção sub-15 -  a República Dominicana entrou muito motivada. A federação local fez a publicidade desde jogo considerando-o como o mais importante da história do futebol no país, cinco canais de TV transmitiram o jogo para a população local e o time era o principal, com 11 dos 18 convocados que participaram da segunda fase das Eliminatórias da Concacaf (o time foi eliminado por Belize) e alguns jovens no banco - como o menino Firpo, um altão que não aparentava os seus 14 anos.

O JOGO

Com a bola rolando, sob muito calor (34 graus à noite) o favoritismo logo foi visto, com o Brasil entrando com facilidade na área e construindo situações de perigo e até fazendo um gol com Kenedy, bem anulado. Aos 11, o palmeirense Gabriel Jesus, o mais jovem da Seleção, recebeu passe de Felipe Anderson (que atua na Lazio/ITA), pela esquerda nas costas do lateral Díaz e tocou na saída do goleiro Baez.

Baez, capitão e jogador que passou uma temporada de intercâmbio no América-RJ, seguiu precisando mostrar serviço, tentando evitar que mais gols saíssem. Mas o lateral Díaz errava demais na marcação e, aos 27 minutos, na última jogada antes da parada técnica, Maicon recebeu passe em profundidade do zagueiro Dória - ex-Botafogo e hoje no Granada/ESP.  Livre, quase num repeteco do primeiro gol, o lateral tocou para fazer 2 a 0. Assim que o jogo recomeçou, João Pedro recebeu pela direita, cruzou e o gremista Luan, livre na pequena área, ampliou.

No segundo tempo, Luan perdeu dois gols antes dos quatro minutos e Gabriel Jesus quase marcou um golaço de placa, de cobertura. Mas o quarto gol só saiu aos 21, quando Valdívia, que entrara pouco antes, recebeu de Maicon e chutou com perfeição. Valdívia, aliás, mostrou que é o jogador mais popular da Sub-23. A cada toque na bola que dava, o jogador do Internacional era aplaudido.

A partir daí, Micale resolveu realizar muitas modificações (foram oito) que acabaram com o entrosamento do time. A República Dominicana passou a dominar. Faña acertou o travessão do goleiro Ederson, que também fez uma grande defesa em chute de Núñez. Mas, aos 32 minutos, após jogada de Vitinho, sempre pela esquerda, a defesa rechaçou e Fred, de fora da área, mandou uma bomba de canhota para fazer o gol mais bonito da partida.  

O Brasil seguiu criando chances e Vinícius Araújo perdeu um gol feito. Aos 45 minutos, para fechar com chave de ouro, Rodrigo Caio fez um lançamento que encontrou o santista Gabriel, na cara do goleiro. Gabigol ajeitou e tocou por cobertura, fechando o placar.

ALEGRIA PELA VITÓRIA

- Nós tivemos determinação e aproveitamos bem o jogo no lado mais frágil - disse Gabriel Jesus, que marcou seu primeiro gol na Seleção Olímpica, à SporTV.

Maicon, que também festejou o seu gol número 1 com a camisa canarinho, não escondia a emoção:

- Para mim foi importante, pois eu não sou muito visto, jogando fora do país. E consegui ajudar a equipe - disse o camisa 2.

O popularíssimo Valdívia não se fez de rogado no fim da partida.

- A torcida é muito carinhosa e até encontrei um que se parecia comigo. Fizemos uma disputa para ver quem era o  mais bonito do jogo. 

Em seguida, o cabeludo analisou a goleada e a sua performance:

- Meu primeiro jogo e já fiz um gol. Isso me dá tranquilidade. Sobre o amistoso, fomos bem, sempre em cima. E não pensamos se o adversário era forte ou não. Tínhamos de atuar bem e foi o que aconteceu .

FICHA TÉCNICA

BRASIL 6 X 0 REPÚBLICA DOMINICANA

Dia e hora: 9/10/2015 - 20h (de Brasília)

Local: Arena da Amazônia, Manaus (AM)

Árbitro: Ulises Mereles (PAR)

Áuxiliares: Rodney Aquino e Cesar Sánchez  (PAR)

Renda / Público: R$ 649.645,00/ 19.537 pagantes (24.626 presentes) 

Cartões amarelos: Luan (BRA), Dabas, Alexander e Mujica (DOM)

Gols: Gabriel Jesus, 11'/1ºT (1-0), Maicon, 27'/1ºT (2-0), Luan, 29'/1ºT (3-0), Valdívia, 21'/2ºT (4-0), Fred, 32'/2ºT (5-0), Gabriel, 45'/2ºT (6-0)

BRASIL: Ederson; Maicon (Rodrigo Caio, 22'/2ºT), Rodrigo Ely (Lucão, 22ºT), Dória (Maicon, 27'/2ºT) e Douglas Santos; Lucas Silva (Wallace, 27'/2ºT), Fred, Felipe Anderson (Valdívia, 16'/2ºT) e Kenedy (Gabigol, 16'/2ºT); Luan (Vinícius Araújo, 22'/2ºT) e Gabriel Jesus (Vitinho, 16'/2ºT). Técnico: Rogério Micale

REPÚBLICA DOMINICANA: Baéz (Agramonte, 30'/2ºT); Diaz (Firpo, Intervalo), Cesar Garcia, Martínez e Quezada (Noesi, 43'/2ºT); Dabas, Carlos López (Ruiz, 22'/2ºT), Ronny Beard e Pedro Núñez (Feliz, 30'/2ºT); Trinidad (Vidal, 22'/2ºT) e Faña (Mujica, 38'/2º). Técnico: Roberto Diaz Bernabé