Topo

Brasil tem atleta no top-5 do evento-teste de mountain bike da Rio-2016

11/10/2015 22h37

Um intenso dia de sol foi cenário das competições masculina e feminina do Desafio Internacional de Mountain Bike, evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio-2016, que reuniu neste domingo mais de 80 atletas de 32 países. Em uma pista de 5,4 km de comprimento, no Parque Radical do Centro Olímpico de Deodoro, alguns dos melhores atletas do mundo tiveram a oportunidade de competir no local que receberá as provas no ano que vem.

O melhor brasileiro foi Henrique Avancini, que terminou em quinto lugar. No feminino, a mais bem colocada foi Raiza Goulão, em 11º.

- Eu me senti muito à vontade na pista e dentro das minhas características físicas pude aproveitar o melhor possível durante todo o trajeto. A competição não foi nada fácil. Não realizei uma boa largada e perdi várias posições, além de enfrentar támbém um problema no câmbio da bicicleta na primeira volta, então no inicío acabei perdendo um tempo bastante precioso que fez toda a diferença para me tirar do top 3. Mas consegui me recuperar aos poucos e fiquei muito satisfeito pelo resultado, principalmente vindo de uma temporada com lesão, então terminar com um resultado expressivo na pista olímpica é muito importante pra mim  - contou Henrique, atual campeão brasileiro de MTB XCO e brasileiro melhor colocado no ranking mundial.

A competição feminina foi vencida pela italiana Eva Lechner, seguida pela polonesa Maja Wloszczowska (prata) e pela sueca Jenny Rissveds, que ficou com o bronze. No masculino, o lugar mais alto do pódio coube ao suíço Nino Schurter, acompanhado do francês Maxime Marotte (prata) e do italiano Andrea Tiberi (bronze).

- Estamos muito contentes com o desempenho da equipe. O Henrique realmente fez uma bela prova, aproveitou seus pontos fortes e ficou entre os cinco melhores. No feminino ficamos no Top-15, o que também é muito bom considerando o alto nível das concorrentes. Certamente foi uma ótima oportunidade para conhecer a pista, ver de perto como está o nível dos adversários e seguir nossa preparação para o ano que vem - disse o técnico Carlos Polazzo.