Topo

NFL: Brasileiro Cairo Santos amarga derrota dramática para o Chicago

11/10/2015 19h55

Rodada das partidas dramáticas na NFL neste domingo. Duas delas decididas na prorrogação e duas definidas por um ponto de diferença, no fim. Quem tem muito a lamentar é o Kansas City Chiefs e o chutador (kicker) brasileiro Cairo Santos. Contra o Chicago Bears, em casa, o time chegou a abrir 17 a 3 e teve de engolir uma derrota por 18 a 17. Cairo viveu dia estranhíssimo. Depois de acertar um field goal, viu um chute seu relativamente fácil ser bloqueado pelo time rival. E no último lance do jogo, ele poderia ter entrado para a história quando tentou acertar um chute de 66 jards e quebrar o recorde da NFL. Mas perdeu.

Cairo Santos (5) lamenta. Dois de seus três chutes foram ineficazes e o Kansas City perde a quarta em cinco rodadas (AFP)

O jogo teve final proibido para cardíaco. O Kansas vencia por 17 a 6 quando restavam pouco mais de três minutos para o fim. O Chicago marcou um touchdwon, tentou a conversão de dois pontos e errou. Depois, com o placar 17 a 12 e faltando 23 segundos, novo TD para o Chicago. 18 a 17.

Para deixar a situação ainda mais dramática, o Chicago Bears tentou uma conversão de dois pontos e mais uma vez errou, fazendo com que o Kansas tivesse a chance de mais um ataque, faltando 15 segundos. Um passe do quarterback Alex Smith de 23 jardas, encontrou o recebedor Maclin, que encaixou ainda com alguns segundo de jogo.  Isso deu ao brasileiro a chance de tentar o impossível, acertar um chute de 66 jardas para fazer o jogo terminar 20 a 18 para o Kansas. Cairo errou. Mas isso era esperado. Afinal, o recorde da NFL, de Matt Prater (Lions), é de 64 jardas. O Kansas  (1 vitória e 4 derrotas) é o lanterna da AFC Oeste. O Chicago (2 vitórias e 3 derrotas) é o terceiro a NFC Norte.

Cincinnati: cinco vitórias

Foi uma dureza. Mas o Cincinati Bengals conseguiu manter a sua campanha 100% e chegar à quinta vitória na temporada da NFL. Mesmo jogando mal e errando lances infantis, o time conseguiu reação no último quarto diante do desfalcado Seattle Seahawks, e levou o jogo para a prorrogação, no finzinho, num chute de 44 jardas de Nugent no qual a bola bateu na trave e entrou. Na prorrogação, 27 a 24 para o Bengals.

Atuando em casa e pegando um rival irregular (com 2 vitórias e 2 derrotas, nenhum touchdown terrestre e nenhuma interceptação) e sem o principal jogador, o astro Marshall Faulk (melhor runing back da NFL) o Bengals fez 7 a 0 no primeiro ataque e parecia caminhar para uma vitória tranquila. Mas o time começou a cometer erros em demasia: interceptação na end zone quando tinha tudo para fazer pontos, fumbles (perda de bola) perto de sua área que resultaram em touchdowns para o adversário. Assim, levou a virada e chegou a estar perdendo por 24 a 7 no início do último quarto.

O running back Bernard pega a bola e leva o Cincinnati Bengals ao ataque. Time segue com a campanha 100% (AFP)

Porém, o Bengals voltou ao jogo. Conseguiu diminuir para 24 a 14 com Eiffert quando restavam 3'41 para o fim. E encostou no placar (24 a 21) graças a uma corrida de seu quarterback, Andy Dalton. Como o Seattle não evoluiu e devolveu a bola restando dois minutos, o Bengals ficou com a bola final. E mais uma vez contou com uma encaixada do wide receiver Eifert para ficar próximo do gol e conseguir o empate num field goal de 31 jardas de Nugent já com o placar zerado, o que levou o jogo para a prorrogação.

Prorrogação tensa. O Seattle teve dois ataques e desperdiçou. O Cincinnati perdeu uma posse antes de ter a bola pela segunda vez e avançar para ficar em condições de arriscar o chute com Nugent, no qual a bola ainda bateu na trave antes de entrar. O Cincinnati segue disparado rumo aos playoffs com 5-0 e na liderança da AFC Norte. O Seattle tem 2 vitória e 3 derrotas na NFC Oeste.

Ravens (camisa azul escura) vai ao ataque e a torcida vibra. Mas, no fim, quem sorri é o Cleveland Browns (AFP)

Na prorrogação, dá Cleveland

Outro jogo que teve o vencedor conhecido na prorrogação foi Cleveland Browns contra Baltimore Ravens, um duelo entre times da AFC Norte.  Jogando em casa e animado com a primeira vitória da temporada e sobre o maior rival (Pittsburgh Stellers), o Ravens fez jogo equilibrado, mas só foi empatar a partida em 30 a 30 no finzinho, num field goal de Tucker. Na prorrogação, o Ravens teve a primeira posse, mas pouco avançou, devolveu a bola e viu o Cleveland fazer 33 a 30 quando Coons converteu seu extra-point de 32 jardas. O Cleveland agora está com duas vitórias e três derrotas.

Buffalo se recupera

No Tennessee, o jogo entre o time da casa, Titans, e o Buffalo Bills não teve prorrogação, mas foi emocionante e euilibradíssimo. Depois de um primeiro tempo sofrível, quando nada fez e saiu no lucro por sair perdendo só de 3 a 0, o Buffalo voltou melhor para a etapa final e embora o rival tenha aberto 10 a 0, o time visitante conseguiu jogar o suficiente para sair de campo com uma vitória por 14 a 13.

Defesa do Buffalo segura o ataque do Tennessee e com isso o time vence a segunda partida fora de casa na temporada (AFP)

O quarterback Tyrod Talor teve atuação sofrível (10 passes certos em 17 e 109 jardas), mas saiu como herói. Com uma corrida de 22 jardas fez o primeiro touchdowwn do time. E, no fim, teve sucesso numa das jogadas mais sensacionais da rodada. Primeiro, inverteu de posição com o recebedor Chris Hogan e recebeu deste um passe que deixou o time apenas duas jardas da end zone. Em seguida, acertou o passe para Hogan virar o jogo para 14 a 13. O Titans teve a bola final, mas o quarterback Marcus Mariota teve o passe interceptado e o time amargou a terceira derrota em quatro rodadas, seguindo mal na AFC Sul. O Bills, da AFC Leste, tem 3 vitórias e 2 derrotas, se recupera do fracasso em casa para o Giants na rodada passada.  Aliás, foi a segunda vitória do Bills fora de casa.

Green Bay e Atlanta também estão 100%

Nos outros jogos realizados na tarde deste domingo, destaque para as vitórias do Atlanta Falcons e do Green Bay Packers, que encerram a rodada com 5 vitórias e nenhuma derrota. O Atlanta fez 25 a 19 no Washington Redskins. Já o Green Bay Packers chegou a dar um susto, o quarterback Aaron Rogers chegou a ser interceptado duas vezes, mas levou o time ao triunfo por 24 a 10 sobre o Saint Rams, que viu seu quarterback Nick Foles ser interceptado quatro vezes.  Completaram a rodada: Philadelphia Eagles 39 x 17 New Orleans Saints e Tampa Bay Buccanners 38 x 31 Jacksonville Jaguars.