Topo

Peru busca a reação no Clássico do Pacífico diante do Chile

12/10/2015 18h08

O Peru vai parar nesta terça-feira. Afinal, às 23h15 (de Brasília), no Estádio Nacional, sob forte esquema de segurança, a seleção local enfrentará o seu maior rival no futebol (e na política), o Chile, pela segunda rodada das Eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2018. Para o Peru, um triunfo no "clássico do Pacífico" servirá como recuperação para um time que foi derrotado na estreia (Colômbia 2 a 0). E também será a manutenção de uma invencibilidade: os peruanos não perdem em casa para os rivais desde 1985. Já o Chile, campeão sul-americano e o melhor time do continente no momento, vem de vitória por 2 a 0 sobre o Brasil e espera somar mais três pontos para seguir mandando no futebol continental.

Os peruanos entrarão em campo com duas novidades. Yotún será o lateral-esquerdo no lugar de Céspedes e, o ídolo Farfán, que não enfrentou os colombianos, volta a ocupar a posição de companheiro de ataque de Paolo Guerrero.

Guerrero passou em branco contra a Colômbia e está com sede de gol para o clássico contra os chilenos (AFP)

O Chile também terá mudanças. Preocupado com o poder de fogo de Carrillo e Farfán que atuam muito pela direita do ataque, o treinador Jorge Sampaoli provavelmente apostará em Mena na lateral-esquerda, pois ele atua muito mais preso. Com a confirmação de que Vidal se recuperou das dores musculares que acusou após a vitória sobre o Brasil e vai para o jogo, as duas únicas dúvida na escalação são: joga Mathias Fernández ou o experiente Valdívia? Mark González seguirá entre os titulares, deixando o time com três atacantes ou será melhor manter um terceiro zagueiro para anular Guerrero? Isso só deverá ser conhecido momentos antes do início do jogo. 

Depois de detonar o Brasil na estreia, o Chile agora quer calar a torcida de um dos seus maiores rivais (AFP)

Na coletiva deste domingo, Sampaoli teve de explicar os rumores que saíram na imprensa peruana sobre uma possível espionagem que ele comandou para descobrir os segredos dos rivais. Depois de refutar as notícias, ele pregou respeito ao Peru e a um jogador em especial, o lateral Advíncula:

- Nem dou atenção a essas notícias, que estão longe da realidade. Não tem espionagem nem da da minha parte e imagino que isso também não ocorre da parte dos peruanos. O que temos é de ter atenção ao nosso rival. Precisamos ser precisos, e ter maior posse de bola para podermos criar boas chances. E me preocupar com alguns detalhes. Em 2013 fomos surpreendidos pelo Peru e pelo bom jogo do Advíncula, que merece uma marcação mais forte.

FICHA TÉCNICA:

PERU X CHILE

Segunda rodada das Eliminatórias da América do Sul

DATA E HORA: 13/10/2015 - 23h15 (de Brasília)

LOCAL: Estádio Nacional, Lima, (PER)

ÁRBITRO: Nestor Pitana (ARG)

AUXILIARES: Diego Bonfa e Erneste Uziga (ambos ARG)

PERU: Gallese; Advíncula, Zambrano, Ascues e Yotún; Lobatón, Ballón, Carrillo e Cueva; Farfán e Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca

CHILE: Bravo; Isla, Silva (Mark González), Medel, Jara e Mena (Beausejour); Diaz, Vidal, Valdívia (Fernández); Sánchez e Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli