Topo

Quartas da Série D: River-PI goleia e está com um pé na Terceirona

12/10/2015 18h57

Com uma grande atuação, o River-PI fez a alegria de sua torcida no Estádio Albertão, que recebeu um bom público nesta segunda-feira. Pela partida de ida das quartas de final das Série D do Campeonato Brasileiro, o Tricolor Piauiense goleou o Lajeadense por 3 a 0, abrindo vantagem excepcional para a partida de volta, no próximo dia 17, no Rio Grande do Sul. Os gols do time mandante foram marcados por Amarildo, Fabinho e Eduardo. 

Agora, resta aos gaúchos, que saíram de uma temperatura fria no Sul do país e sofreram demais com o calor de quase 40 graus em Teresina, devolverem o placar ou vencer por quatro gols de diferença se quiserem avançar às semifinais e assegurar vaga inédita na Série C em 2016. Só que o River - que desde 2007 não joga a Terceirona - levou apenas cinco gols em 11 jogos na competição.

Apesar do placar dilatado, o River-PI mereceu uma vitória ainda maior, pois mandou duas bolas no travessão e perdeu, pelo menos, outras cinco ótimas oportunidades, enquanto o Lajeadense assustou pouquíssimo. A melhor oportunidade dos gaúchos foi no finzinho, quando o zagueiro Índio salvou em cima da linha após a bola ter passado pelo goleiro Nelson.

A PARTIDA NO ALBERTÃO 

Desde o início o River-PI teve o controle da partida e já merecia estar na frente do placar quando, aos 20 minutos, o volante Amarildo recebeu na intermediária e mandou uma bomba sem chance para o goleiro Giovani: 1 a 0 para os mandantes.

O camisa 1 do Lajeadense seguiu tendo muito trabalho, mas não teve o que fazer aos 28 minutos. Após cruzamento do veterano Junior Xuxa, o baixinho Fabinho subiu e cabeceou com perfeição.

Após o intervalo, o jogo começou um pouco mais equilibrado. No entanto, após os 20 minutos o Lajeadense, morto em campo, não conseguia manter uma marcação eficaz. Aos 29 minutos, o atacante Fabinho fez uma grande jogada individual pela esquerda e tocou sem chance para Giovani: 3 a 0.

Os 15 minutos finais foram um filme de terror para o Lajeadense. Embora Ramon quase tenha diminuído o placar aos 40 minutos, ao tocar por baixo do goleiro e ver o zagueiro Índio salvar, o River-PI teve cinco oportunidades para chegar ao quarto gol.

No fim da partida, o treinador do time piauiense, Flávio Araújo, um dos reis do acesso do futebol brasileiro, disse que o River-PI não pode achar que já está de volta à Série C.

- Aqui em Teresina eles sentiram o calor de 40 graus. Lá (em Lajeado), vamos sofrer com o frio de 10, 15 graus. Cada cidade tem a sua característica. Ainda bem que conseguimos um bom resultado, mas temos de ter postura ativa. Temos de ser muito machos se quisermos sair de lá com a vaga e o acesso (para a Série C) - disse.