Topo

Basquete: Na estreia da Liga Sul-Americana, Brasília vence o Quilmes

13/10/2015 21h34

O Brasília iniciou sua caminhada na Liga Sul-Americana 2015 com a mão direita. Nesta terça-feira, os candangos colocaram boa vantagem no terceiro período e abriram as partidas do Grupo C da competição, que acontecem na cidade de Santiago (CHI), com uma bela vitória diante Quilmes de Mar del Plata (ARG), pelo placar de 93 a 76.

Guilherme Giovannoni foi "o cara" do triunfo brasiliense. Aoa 35 anos, o capitão do Brasília provou que está com fome de bola nesta temporada e registrou um duplo-duplo de 19 pontos e dez rebotes. Além disso, o capitão do Brasília deu quatro assistências, roubou duas bolas e deixou a quadra com expressivos 29 de eficiência.

A partida desta quarta-feira marcou as estreias oficiais dos seis reforços do Brasília para a temporada 2015/2016: os armadores Deryk Ramos, autor de 15 pontos, e Jefferson Campos, que saiu do banco e marcou 12 pontos, além do ala Pilar, com oito pontos e oito rebores. Quem também debutou com a camisa do time candango foi o pivô André Coimbra, que fez seis pontos e pegou cinco rebotes, e do ala/armador Diego Pinheiro, que não pontuou.

- Fizemos uma partida muito boa. Mostramos consistência. Fomos bem na defesa e soubemos escolher as melhores opções no ataque. Estamos nos entendendo muito, e isso tem melhorado a cada dia. É um resultado muito importante para a sequência do torneio. Começar com vitória é fundamental - analisou Jefferson Campos.

- Tenho me sentido muito bem. A comissão técnica tem me dado toda a confiança. Temos tudo para fazer uma grande temporada e alcançar os nossos objetivos. Agora, vamos nos preparar para enfrentar o Colo-Colo, porque não será fácil - completou Jefferson Campos.

Números comprovam: Optando mais pelo jogo interno, o Brasília foi preciso nos arremessos de quadra e aproveitou 50% deles (30 em 60 tentados), porcentagem superior ao dos argentinos, que acertaram 23 dos 63 arremessos que fizeram (41% de aproveitamento). Desta forma, os candangos pegaram mais rebotes que o adversário - 41 contra 26.

O terceiro quarto foi o ponto crucial da vitória do Brasília. Depois de ir para o intervalo vencendo por sete pontos (46 a 39), os comandados do técnico José Vidal voltaram à quadra melhores, chegaram a ter 17 tentos de frente, venceram o terceiro período por 27 a 18 e caminharam para o último quarto com 16 pontos de vantagem (73 a 57), margem esta muito bem administrada nos dez minutos finais.

Depois de abrir sua campanha na Sul-Americana com vitória, o time da capital do Brasil voltará à quadra nesta quarta-feira (14/10), às 21h, diante do dono da casa Colo-Colo (CHI). Mais cedo, às 18h45, o Quilmes medirá forças com o Atenas (URU), também em Santiago (CHI).