Topo

Palmeiras recebe a Ponte Preta para deixar de ser Robin Hood

13/10/2015 21h10

O Palmeiras teve dez dias para treinar e, principalmente, digerir a goleada por 5 a 1 sofrida diante da Chapecoense. O resultado escancarou a síndrome da Robin Hood da equipe dirigida por Marcelo Oliveira, que tem se mostrado capaz de fazer grandes jogos contra adversários poderosos, mas deficiente diante de adversários considerados mais fracos. Às 21h desta quarta-feira, no Allianz Parque, pela 30ª rodada do Brasileirão, terá início uma série de jogos contra esse segundo tipo de adversário, contra a Ponte Preta (9ª colocada). Na sequência, virão Avaí (15º) e Sport (10º). 

- Criamos a identidade de jogar bem em grandes jogos. Mas para brigar na parte de cima, e não é por soberba, precisa ganhar a maioria dos pontos contra quem está embaixo. Os times que estão na frente, Corinthians, Atlético-MG e Grêmio, têm um aproveitamento muito bom contra essas equipes debaixo. Temos que melhorar isso, os números falam. Temos uma possibilidade de provar o contrário nessa sequência de três jogos - disse o goleiro Fernando Prass.

Um tropeço diante da torcida pode significar perder a chance de voltar ao G4. Com 45 pontos, o Verdão ocupa neste momento a sexta colocação, atrás de Santos (4º) e São Paulo (5º), ambos com apenas um ponto a mais e duelos fora de casa nesta rodada. O Peixe visita o Grêmio, enquanto os tricolores vão ao Rio de Janeiro duelar contra o Fluminense.

Marcelo Oliveira deve escalar uma equipe bem diferente daquela goleada pela Chapecoense. Suspensos, o zagueiro Jackson e o lateral-esquerdo Egídio darão lugar a Victor Ramos e João Paulo no sistema defensivo. Thiago Santos, que cumpriu gancho, e Zé Roberto, recuperado de lesão na coxa esquerda, voltam ao time nas vagas de Arouca, lesionado, e provavelmente Gabriel Jesus, que deve ficar no banco após defender a Seleção olímpica. Por opção do técnico, Andrei Girotto volta ao meio de campo na vaga de Amaral e, por fim, Alecsandro assume o comando do ataque na vaga de Barrios, que jogará na noite desta terça pela seleção paraguaia.

Macaca com interino

A partida contra o Verdão será a primeira da Ponte Preta após a saída do técnico Doriva, que foi para o São Paulo. Felipe Moreira é quem está no comando de forma interina. Filho do também técnico (e ídolo da Ponte nos tempos de jogador) Marco Aurélio, ele foi contratado há cerca de dois meses para ser um auxiliar fixo, que não depende das vontades das comissões que assumirem.

Uma vitória faria a Macaca ficar a apenas um ponto do Palmeiras e pode alimentar o sonho de vaga na Libertadores. Antes de pedir para sair, Doriva construiu uma série de cinco jogos sem derrota, com quatro vitórias e um empate (com o líder Corinthians).

A escalação terá algumas alterações. Para o lugar do lateral-direito Rudinei, expulso no empate com o Corinthians, Felipe Moreira tinha uma dúvida entre Juninho e Jeferson, mas optou por este último, menos experiente, mas um jogador de origem da posição. Na zaga, Fábio Ferreira entra no lugar de Ferron, que cumpre suspensão pelo terciero amarelo. Esta mudança obriga uma pequena alteração da dupla de zaga: Renato Chaves, que normalmente atua pela esquerda, atuará pelo setor direito.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X PONTE PRETA

Data/Horário: 14/10/2015, às 21h

Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)

Árbitro: Raphael Claus (SP)

Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Hermam Brumel Vani (SP)

PALMEIRAS: Fernando Prass, Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e João Paulo; Thiago Santos e Andrei Girotto; Rafael Marques, Dudu e Zé Roberto; Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira.

PONTE PRETA: Marcelo Lomba; Jeferson, Fábio Ferreira, Renato Chaves e Gilson; Elton e Fernando Bob; Biro Biro, Cristian e Felipe Azevedo; Borges. Técnico: Felipe Moreira.