Topo

Campeão da Série B, Botafogo projeta voos mais altos no próximo ano

Vitor Silva/SS Press
Imagem: Vitor Silva/SS Press

20/11/2015 23h55

Para o Botafogo, 2015 foi o ano da reconstrução. Passando por grave crise financeira e com um elenco enxuto, o cenário era preocupante para o início do ano e até mesmo para a disputa da Série B do Brasileiro. Mas as mudanças no clube fizeram bem ao Glorioso, que conquistou a Taça Guanabara, foi bem no Carioca (vice) e fechou a temporada faturando a segunda divisão com antecedência.

A reestruturação foi geral. Mudança na política salarial, maior contenção de gastos e valorização das divisões de base. Até o estádio mudou de nome, passando a ser chamado de Nilton Santos.

Agora, o Alvinegro almeja títulos maiores nos próximos anos. Com uma previsão de melhora financeira, o clube pode se dar ao luxo de gastar mais e, consequentemente, sonhar. E o Glorioso tem onde se espelhar.

No país, o exemplo é o Corinthians, que foi rebaixado em 2007, passou por uma reestruturação que culminou no time ganhando tudo, encerrando o ciclo com o Mundial, em 2012. Na América do Sul, o River Plate pode ser espelho para o Alvinegro. Após ser rebaixado no campeonato do país, os argentinos deram a volta por cima faturando Libertadores da América e Copa Sul-Americana.

Com um maior alívio financeiro, o Botafogo pretende se reforçar para as competições de 2016. O presidente Carlos Eduardo Pereira mantem uma política de pés no chão, destacando que o foco é se estabilizar na Série A para não brigar contra o rebaixamento após subir. Como exemplos disso, temos o Palmeiras (2014) e Vasco (2015).

O Botafogo conseguiu cumprir as expectativas de sua torcida e terminou o ano com dois canecos. Agora, a hora é do Alvinegro vislumbrar voos mais altos.