Topo

Santos e Palmeiras começam a decidir Copa do Brasil na Vila

24/11/2015 20h30

LANCE!

São Paulo (SP)

Foram 28 dias de espera. Finalmente, Santos e Palmeiras começam a decidir o campeão da Copa do Brasil 2015. O primeiro jogo das finais acontece nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, na Baixada Santista, às 22h. É a primeira vez na história da competição que dois paulistas decidem quem levanta a taça.

Os dois times se reencontram depois de terem decidido o Campeonato Paulista, em março deste ano. O Peixe, do então técnico Marcelo Fernandes e hoje auxiliar, levou a melhor após as duas partidas justamente em seu Alçapão, nos pênaltis.  Nas semifinais deste ano da Copa, o Verdão eliminou o Fluminense e o Peixe despachou o São Paulo.

Bem como fez às vésperas do Estadual, o Santos, hoje de Dorival Júnior, se fechou. Após a derrota para o Coritiba, no Couto Pereira, no último domingo, os jogadores não falaram no desembarque da delegação e o treino desta terça-feira foi fechado à imprensa no CT Rei Pelé, apenas o experiente Renato concedeu entrevista coletiva. A última vitória santista é justamente diante do Verdão, em 1º de novembro, na Vila, pelo Campeonato Brasileiro. De lá para cá, dois empates e uma derrota.

O momento do Palmeiras também não é dos mais brilhantes. Desde o revés para o Santos no Brasileirão, o time de Marcelo Oliveira anulou qualquer chance de G4 através da disputa por pontos corridos e agora depende do título na Copa do Brasil para chegar à Libertadores da América no próximo ano.

Em meio aos ânimos exaltados, os dois treinadores optaram por não permitirem intrusos em seus treinamentos. Assim, as escalações não estão confirmadas. No Santos, porém, a dúvida fica apenas na lateral direita. Recuperado das dores nas costas e titular contra o Coxa, Victor Ferraz pode retornar de vez à sua posição, deixando Daniel Guedes no banco de reservas.

Assim, o Santos terá em campo Vanderlei; Victor Ferraz (Daniel Guedes), David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima; Marquinhos Gabriel, Ricardo Oliveira e Gabriel. Desde que Dorival chegou ao Peixe, a equipe soma 15 vitórias e um empate na Vila Belmiro.

Na Barra Funda, Marcelo Oliveira também encerrou os preparativos do Palmeiras sem confirmar seus titulares. A tendência é que Arouca retome seu posto entre os 11 e protega a defesa com o garoto Matheus Sales. Caso a cria da base fique no banco, Amaral formará a dupla de volantes com o camisa 5, ex-Santos. Na lateral esquerda, Zé Roberto deve assumir o lugar de Egídio.

Ao todo, os dois times se enfrentaram em cinco oportunidades em 2015. O Alvinegro venceu três, todas na Vila Belmiro, e o verdão levou a melhor em duas, ambas no Allianz Parque, palco do jogo do dia 2 de dezembro, que selará o campeão.

O confronto mais recente, em novembro, teve 'clima de guerra'. Destaque para as rusgas entre o goleiro Fernando Prass e o atacante Ricardo Oliveira, mais uma vez, a dupla foi o centro das polêmicas com trocas de farpas. Dudu, do Alviverde, e Braz, do Alvinegro, também estiveram 'pilhados' em campo.

FICHA TÉCNICA

SANTOS X PALMEIRAS

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Data-Hora: 25/11/2015 - 22h (horário de Brasília)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse(ambos de SP)

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz (Daniel Guedes), David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Reanto e Lucas Lima; Marquinhos Gabriel, Ricardo Oliveira e Gabriel. Técnico: Dorival Júnior.

PALMIERAS: Fernando Prass; Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Matheus Sales (Amaral) e Arouca; Gabriel Jesus, Robinho e Dudu; Lucas Barrios. Técnico: Marcelo Oliveira.